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Economia

Plant-based: A revolução alimentar que conquista as dietas!

O consumo de carne vem diminuindo no Brasil e abrindo espaço para outros tipos de produtos, como os alimentos plant-based.

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Cada vez mais vemos alimentos plant-based nos pratos dos brasileiros. Esse movimento vem ganhado espaço como uma forma de transformar a ideia que temos do que é a alimentação.

No ano passado, a população mundial atingiu os 8 bilhões de habitantes. Estima-se que, em 2050, o planeta Terra abrigue cerca de 10 bilhões de pessoas. Uma das questões que o crescimento demográfico desperta é: como alimentar uma população que só aumenta? Por isso, a alimentação plant-based chega como uma forte aliada.

Esse tipo de produto não só oferece uma alternativa para o consumo de alimentos, como também nos ajuda a entender novos significados da alimentação.

Produtos plant-based

Se você não sabe o que são produtos alimentícios plant-based, a gente explica! Quando traduzido, o termo significa, de uma forma literal, “à base de plantas”.

Um alimento plant-based pode ser feito de legumes, vegetais, castanhas, grãos, entre outros. A ideia é usar esses ingredientes para formar, por exemplo, uma textura e um sabor semelhantes ao sabor da carne. Assim, linguiças, salsichas e hambúrgueres são produzidas à base de plantas e grãos, como feijão, soja e ervilha.

Redução do consumo de carne no Brasil

Segundo a pesquisa do The Good Food Institute Brasil (GFI Brasil), em 2022, o consumo de carne (peixe, frango, boi e porco) caiu cerca de 67% entre a população brasileira. Além disso, 47% das pessoas que diminuíram o consumo de carne no último ano pretendem diminuir ainda mais durante 2023.

A pesquisa também aponta que, a cada dez pessoas, quatro afirmam utilizar produtos plant-based. Ou seja, essa é uma alternativa vegetal que se destaca como forma de substituir os alimentos derivados de animais.

Parte das pessoas que diminuíram o consumo de carne, por volta de 36%, tomaram essa decisão pensando em motivos de saúde. E, é claro, buscando hábitos mais saudáveis.

Ainda assim, para muitos (cerca de 47% dos brasileiros), a diminuição do consumo de carne foi causada devido aos altos preços do alimento. Esse é um dos principais motivos da redução do consumo de carne, principalmente quando consideramos a classe C.

Mercado plant-based

Uma pesquisa feita pela Bloomberg Intelligence aponta o crescimento do consumo desse tipo de produto de forma mundial. O que se espera é que o mercado cresça cerca de US$ 29,4 bilhões, conquistados em 2020, para US$ 162 bilhões, no ano de 2030.

E o mercado brasileiro já vem se adaptando a essa tendência. Um bom exemplo é a JBS, uma das gigantes do mercado de carnes, que lançou no ano de 2019 a linha “Incrível Seara”, totalmente plant-based.

A líder do mercado plant-based no Brasil, a Fazenda do Futuro, está presente em 30 países e foi avaliada no valor de R$2,2 bilhões.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

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