Conecte-se conosco

Tecnologia

Airbnb atualiza regras: Fim das câmeras em aluguéis. Entenda

A partir de abril, novas regras passarão a ser aplicadas, visando melhorar a segurança e preservar a privacidade nos imóveis locados para lazer ou trabalho.

Publicado

em

O Airbnb anunciou uma série de mudanças importantes nas suas políticas relativas ao uso de dispositivos eletrônicos, como câmeras de segurança e outros aparelhos de gravação, nos espaços alugados através da sua plataforma.

A partir de 30 de abril, as novas regras passarão a ser aplicadas, visando melhorar a segurança e preservar a privacidade nos imóveis locados para lazer ou trabalho. A divulgação, feita em 11 de março, traz diretrizes claras sobre o que é e o que não é permitido em relação à vigilância eletrônica nas propriedades.

Atualizações na política de dispositivos

Segundo as novas diretrizes do Airbnb, está proibido aos anfitriões o uso de qualquer forma de câmera de segurança ou dispositivos de gravação em áreas internas dos imóveis, como é enfatizado na plataforma: “Não permitimos que os anfitriões tenham câmeras de segurança ou dispositivos de gravação que monitoram espaços internos, mesmo que esses dispositivos estejam desligados.” Essa medida visa assegurar a total privacidade dos hóspedes em áreas como quartos, banheiros e salas de estar.

No entanto, é permitido aos anfitriões manter câmeras de segurança em locais externos da propriedade, contanto que informem previamente sobre a presença desses dispositivos e sigam as leis vigentes. A transparência na divulgação de dispositivos de monitoramento de ruído e gadgets domésticos inteligentes também é incentivada pela plataforma, embora não seja estritamente obrigatória.

Diretrizes detalhadas para anfitriões

A nova política estipula que qualquer dispositivo capaz de gravar ou transmitir vídeo, áudio ou imagens é considerado como câmera de segurança ou dispositivo de gravação. Isso inclui desde campainhas inteligentes até babás eletrônicas. A instalação de câmeras ocultas está terminantemente proibida em qualquer parte da propriedade.

Para os dispositivos localizados fora do imóvel, é necessário que os anfitriões divulguem sua localização e garantam que não invadam a privacidade dos hóspedes em áreas que naturalmente exigem mais discrição. Além disso, não é preciso informar sobre a presença de câmeras em áreas comuns de edifícios, como o saguão, mas é uma boa prática avisar os hóspedes sobre elas.

Formada em Relações Públicas (UFG), especialista em Marketing e Inteligência Digital e pós-graduada em Liderança e Gestão Empresarial. Experiência em Marketing de Conteúdo, comunicação institucional, projetos promocionais e de mídia. Contato: iesney.comunicacao@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS