Conecte-se conosco

Automobilística

Multa não foi sua culpa? Veja como evitar pontos na CNH

Dica viralizou no TikTok e é mais simples do que parece.

Publicado

em

O Brasil está entre os países com altos índices de multas de trânsito, figurando como um dos recordistas nesse aspecto.

Segundo informações do Senatran, foram emitidas mais de 80 milhões de multas para diversos condutores devido a uma variedade de infrações de trânsito.

Essas infrações são classificadas em quatro categorias: leves, médias, graves e gravíssimas. Quando um condutor recebe uma multa, ele pode levar pontos em sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

TikToker ensina a evitar pontos na CNH – Foto: Reprodução

Como evitar pontos na CNH?

Se o carro é compartilhado por vários condutores em uma residência, uma publicação no TikTok compartilhou uma dica inteligente para evitar multas em seu nome.

Essa dica é para quem tem um veículo, mas ele é dirigido por terceiros, como seu namorado, namorada ou mesmo seus filhos e você não quer assumir uma multa por culpa dessas outras pessoas.

Para evitar esse tipo de situação, basta seguir os passos abaixo, compartilhados pelo perfil:

  1. Para começar, abra o aplicativo da carteira digital;
  2. Clique na opção “Veículos”;
  3. Escolha o seu veículo e toque em “Principal condutor”;
  4. Cadastre o CPF da pessoa que mais utiliza o seu carro na aba e, em seguida, pressione o botão “Indicar”.

Ao fazer isso, a pessoa cadastrada e de fato responsável pela multa receberá uma notificação para se tornar o principal condutor do veículo.

Dessa forma, se o carro receber uma multa enquanto ela estiver dirigindo, os pontos serão atribuídos à carteira de motorista dela, e não à sua.

Como funcionam os pontos na CNH?

Os pontos na CNH são como penalidades por infrações de trânsito. Eles são atribuídos a uma pessoa quando ela viola alguma lei de trânsito, como ultrapassar o limite de velocidade, dirigir alcoolizado ou avançar um sinal vermelho.

As razões para acumular pontos na CNH são simples, como desrespeitar as normas de tráfego. Isso pode ocorrer por distração, pressa ou falta de conhecimento das regras.

Quando uma pessoa acumula pontos, ela precisa lidar com consequências que, em alguns casos, podem ser sérias.

No Brasil, se atingir 20 pontos em um período de 12 meses, a CNH é suspensa. Isso significa que você fica temporariamente proibido de dirigir.

Além disso, dependendo da gravidade das infrações, o condutor pode enfrentar multas financeiras, participar de cursos de reciclagem e até mesmo ter o direito de dirigir cassado.

Portanto, é importante respeitar as leis de trânsito para evitar acumular pontos na CNH e suas consequências.

Dirigir com segurança não é apenas uma responsabilidade pessoal, mas também uma forma de garantir a segurança de todos nas estradas.

Natália Macedo é graduada em Jornalismo, possui MBA em Comunicação e Jornalismo Digital. Mineira de Belo Horizonte, é apaixonada pelo Universo Geek e pelo mundo da música e entretenimento. Além disso, ama escrever e informar de maneira leve e democrática.

Publicidade

MAIS ACESSADAS