Saúde
Projeto fixa regras para assegurar aborto legal
Trata-se do PL 2520/24.
O Projeto de Lei 2520/24, atualmente em discussão na Câmara dos Deputados, visa estabelecer que, em casos de aborto legal, profissionais de saúde no serviço público só poderão alegar objeção de consciência se houver outro médico disponível para realizar o procedimento. No Brasil, o aborto é legal em situações específicas: risco de vida para a gestante, gravidez resultante de estupro e anencefalia fetal.
A objeção de consciência refere-se à recusa de cumprir uma obrigação com base em convicções pessoais ou morais.
De acordo com a proposta, se um médico invocar objeção de consciência, ele deverá informar imediatamente a unidade de saúde e assegurar que o atendimento da paciente seja transferido para outro profissional qualificado que não se oponha ao procedimento. Isso deve ser feito sem causar atrasos ou interrupções no tratamento.
Aborto legal
A proposta prevê que a violação dessas regras será considerada uma infração ética, sujeitando o médico a perda do cargo público por improbidade administrativa, além de outras sanções administrativas.
A deputada Sâmia Bomfim (Psol-SP), autora do projeto, defende que o Estado deve respeitar a objeção de consciência dos profissionais de saúde, mas sem comprometer o direito e o acesso ao aborto legal. “É possível equilibrar a liberdade religiosa com o direito ao aborto garantido por lei, garantindo a presença de profissionais disponíveis para realizar o procedimento”, afirma Sâmia.
O projeto também estabelece que os serviços públicos de saúde devem garantir a disponibilidade de profissionais qualificados para realizar abortos legais, evitando qualquer recusa ou atraso no atendimento devido à objeção de consciência. Se uma unidade de saúde tiver apenas um médico e este se recusar a realizar o aborto legal, a unidade deve transferi-lo para outra instituição e solicitar a presença de um profissional que possa realizar o procedimento.
O Projeto de Lei 2520/24 será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Defesa dos Direitos da Mulher, de Saúde, e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
(Com Agência Câmara).

-
Economia1 dia atrás
Nunca herdou herança e é a mulher mais rica do mundo: sabe quem é?
-
Agronegócio1 dia atrás
Brasil vai congelar? Massa de ar polar coloca colheitas em risco com frio histórico
-
Tecnologia2 dias atrás
Recebeu mensagem da Justiça no WhatsApp? Pode não ser golpe; veja por quê
-
Finanças2 dias atrás
Parece perfeito, mas não é: o truque escondido nos apartamentos decorados
-
Economia1 dia atrás
É verdade que o Pix Automático vai substituir cartões de débito e crédito?
-
Finanças2 dias atrás
Truque com cartão coloca brasileiros em viagens aéreas de 1ª classe por centavos
-
Tecnologia12 horas atrás
Conheça funções secretas e botões ocultos no celular que facilitam a vida
-
Economia8 horas atrás
Casamento de Jeff Bezos reúne lista de convidados que supera o PIB de muitos países