Conecte-se conosco

Empresas

Casas Bahia e Magazine Luiza modificam operação logística

Companhias são gigantes do varejo brasileiro.

Publicado

em

Casas Bahia (BHIA3) e Magazine Luiza (MGLU3) estão apostando na expansão logística independente para atender tanto suas operações quanto o mercado. O primeiro anunciou a criação da CB Full, nova marca que unifica suas operações de fulfillment, transporte e logística. Com isso, a companhia espera atender de maneira integrada seus mais de 25 clientes na última milha de transporte e cerca de 40 clientes em serviços de armazenagem. A expectativa é que, em 2024, essas operações gerem um GMV acima de R$ 1 bilhão, resultado de investimentos em sistemas e processos nos últimos três anos.

Segundo o comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a CB Full terá, além das operações convencionais, o serviço Full Cross, que permitirá aos fornecedores armazenarem estoques diretamente na rede logística da Casas Bahia, agilizando o abastecimento de produtos. O novo sistema visa otimizar o capital empregado, reduzir rupturas de estoque e ampliar o sortimento, permitindo abastecimento “just in time” e visibilidade em tempo real do estoque disponível. A companhia enxerga o CB Full como uma plataforma para oferecer soluções inovadoras ao mercado logístico, agregando valor ao seu negócio principal.

Já o Magalu anunciou sua nova operadora logística independente, a Magalog, que transforma seus ativos próprios, incluindo aquisições recentes, em uma operação de logística com faturamento superior a R$ 3 bilhões e uma carteira de 70 empresas, incluindo o próprio Magalu. A estrutura da Magalog conta com 21 centros de distribuição, dois hubs nacionais, 20 regionais, 153 bases operacionais parceiras, além de 6.000 veículos e uma equipe de 9.000 funcionários CLT e mais de 3.500 parceiros, garantindo entregas em 3.800 cidades, cobrindo 95% do PIB nacional.

Magazine Luiza

A Magalog oferecerá quatro serviços principais:

  • armazenagem e fulfillment, que gerencia o estoque de vendedores de marketplaces;
  • entrega ultrarrápida, com prazos de até duas horas em 139 cidades;
  • entrega rápida leve, cobrindo pedidos de até 30 kg em 3.800 municípios; e
  • entrega rápida pesada, para pedidos acima de 30 kg com uma frota de 1.250 veículos. O diretor-executivo do Magalog, Márcio Chammas, destacou que a nova operação busca simplificar a logística do grupo e gerar receita para o Magalu, oferecendo soluções reconhecidas pela agilidade e cobertura abrangente.

Entre os clientes da Magalog estão grandes marcas como Netshoes, KaBuM!, Centauro, Petlove, Cobasi, Coco Bambu, Electrolux, e Evino. Já com uma base consolidada, a Magalog planeja crescer com serviços especializados em diversos segmentos.

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

Publicidade

MAIS ACESSADAS