Conecte-se conosco

Tecnologia

Google e Salesforce fecham acordo bilionário

Querem fazer frente à Microsoft.

Publicado

em

google

O Google e a Salesforce anunciaram um acordo bilionário de computação em nuvem como parte de uma estratégia para expandir suas ofertas de inteligência artificial (IA) e competir com a Microsoft no segmento corporativo. Pelo contrato, a Salesforce se comprometeu a investir pelo menos US$ 2,5 bilhões nos serviços de nuvem do Google ao longo dos próximos sete anos.

A parceria permitirá que os clientes da Salesforce utilizem seu software de gestão de relacionamento com clientes (CRM), os assistentes de IA autônomos Agentforce e os produtos Data Cloud no Google Cloud. A aliança reforça a tendência das grandes empresas de tecnologia em estabelecer colaborações estratégicas para ampliar seu portfólio de serviços impulsionados por IA.

A Microsoft, que foi pioneira na adoção da inteligência artificial generativa no mercado corporativo, afirma que a maioria das empresas da Fortune 500 já utiliza suas ferramentas de produtividade baseadas em IA. No entanto, a adoção dessas soluções nem sempre atendeu às expectativas, abrindo espaço para concorrentes como o Google, que agora ganha um reforço com a Salesforce, líder global no setor de CRM.

Integração e concorrência no mercado de IA

Antes de firmar o acordo com o Google, a Salesforce também negociou com outros fornecedores de nuvem, como Microsoft e Oracle, segundo informações divulgadas na última semana. A empresa vem ajustando sua estratégia de inteligência artificial para focar em agentes autônomos, que realizam tarefas como atendimento ao cliente e suporte a vendas sem necessidade de intervenção humana. Esse tipo de tecnologia exige maior capacidade de processamento, aumentando a demanda por infraestrutura de computação em nuvem.

Disputa com a Microsoft e expectativas do mercado

Com o novo acordo, empresas como Wayfair e Accenture devem começar a migrar seus aplicativos Salesforce para o Google Cloud. Além disso, os clientes da Agentforce poderão usar os modelos Gemini do Google para aprimorar suas operações.

A Salesforce divulgará seus resultados financeiros na próxima quarta-feira (26), e analistas aguardam sinais de crescimento impulsionado por suas novas ferramentas de inteligência artificial. Em janeiro, Benioff afirmou que a empresa pretende fechar “milhares” de contratos relacionados à Agentforce ainda neste trimestre fiscal.

(Com Agências Internacionais).

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

Publicidade

MAIS ACESSADAS