Empresas
WEG pretende produzir baterias 100% nacionais para carros elétricos
Companhia tem sede em Jaraguá do Sul.
A WEG (WEGE3), uma das líderes do setor de tecnologia e soluções industriais no Brasil, anunciou um investimento de R$ 15,9 milhões na criação de um Centro de Tecnologia em Santa Catarina. O objetivo do centro é desenvolver e validar protótipos de packs de baterias para veículos elétricos, além de seus componentes essenciais: as células e o sistema de gerenciamento de baterias, o BMS (Battery Management System).
O projeto, que conta com o apoio da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), visa impulsionar a produção nacional de baterias para veículos elétricos leves e pesados, como ônibus, e atender também a outros segmentos, incluindo o setor naval e soluções estacionárias de armazenamento de energia (BESS – Battery Energy Storage Systems). O investimento reflete o crescente interesse pelo setor de mobilidade elétrica e a demanda crescente por baterias, com destaque para o mercado de veículos eletrificados, que quadruplicou entre 2020 e 2023.
Atualmente, a Ásia domina a cadeia global de fornecimento de baterias, com mais de 80% da produção mundial concentrada na região. O pack de baterias, que pode representar até 50% do custo de fabricação de um veículo elétrico, é considerado o componente mais crítico. Com o novo centro, a WEG busca reduzir a dependência de importações, fortalecer a indústria brasileira e apoiar a nacionalização da produção de baterias, um movimento estratégico para o país.
Foco em Inovação e Sustentabilidade
O Centro de Tecnologia da WEG terá um foco especial no desenvolvimento de células de baterias, responsáveis pelo armazenamento de energia, e no BMS, que gerencia o desempenho da bateria e assegura sua operação segura. Esses componentes são essenciais tanto para a indústria automotiva quanto para soluções estacionárias de energia, como as que são necessárias para armazenar eletricidade gerada por fontes renováveis, como solar e eólica.
A validação dos protótipos será feita por meio de rigorosos testes de desempenho e durabilidade, com o objetivo de garantir que as baterias produzidas ofereçam alto desempenho, confiabilidade e vida útil prolongada. De acordo com a WEG, esse projeto é um passo importante para agregar valor à cadeia produtiva nacional e fortalecer o domínio tecnológico do Brasil no setor de baterias.
A empresa
Fundada em 1961 em Jaraguá do Sul, Santa Catarina, a WEG é uma das maiores e mais reconhecidas empresas brasileiras no setor de soluções tecnológicas industriais. Inicialmente focada em motores elétricos, a empresa expandiu seu portfólio ao longo dos anos, tornando-se um dos maiores players do Brasil e da América Latina na fabricação de equipamentos para automação, geração de energia e mobilidade elétrica.

-
Investimentos2 dias atrás
Investidores compram time do futebol brasileiro e surpreendem
-
Tecnologia21 horas atrás
Estudo revela consequências inesperadas do uso frequente do ChatGPT
-
Tecnologia2 dias atrás
Agora é possível registrar reclamações à Anatel via WhatsApp
-
Empresas2 dias atrás
Embraer registra prejuízo ajustado de R$ 428,5 milhões no 1TRI25
-
Empresas2 dias atrás
Pão de Açúcar reduz prejuízo no 1TRI25
-
Bancos1 dia atrás
Justiça proíbe compra do Master pelo BRB
-
Bancos1 dia atrás
Banco famoso fecha dezenas de agências e surpreende clientes
-
Finanças2 dias atrás
Nubank oferece até 99,9% de desconto em renegociação de dívidas