Educação
MEC reformula avaliações de cursos de medicina para garantir qualidade
Mudanças visam aprimorar avaliação prática de estudantes de Medicina.
O Ministério da Educação (MEC) está implementando uma nova abordagem para as avaliações dos cursos da área da saúde, dentre eles, Medicina. Segundo o Estadão, essa reformulação busca um exame mais minucioso da formação prática dos alunos, intensificando o rigor sobre as habilidades desenvolvidas durante a graduação.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais “Anísio Teixeira” (Inep) está em processo de revisão dos documentos que vão definir o novo modelo avaliativo. A principal modificação está na análise detalhada da prática médica, que aborda os três níveis de atenção à saúde: primário, secundário e terciário.
MEC altera alguns processos nos cursos de Medicina – Imagem: Hush Naidoo Jade Photography/Unsplash
Transformações nos cursos de Medicina
Serão observadas as condições de desenvolvimento dos alunos em ambientes práticos, sempre sob a supervisão de docentes. Além disso, a avaliação pretende ser mais criteriosa em relação ao número de professores por aluno em atividades práticas.
O estágio de contato dos estudantes com os hospitais e postos de saúde também será investigado, bem como a abrangência de áreas da Medicina durante a formação.
Atualmente, o Inep realiza avaliações no próprio local; porém, são mais genéricas, sem distinção entre áreas como Direito, Engenharia e Medicina. As visitas apenas confirmam a existência de convênios com o SUS, sem analisar sua execução. A nova proposta do MEC visa ajustar critérios específicos a cada área, a fim de tornar as avaliações mais eficazes.
Futuras estratégias do MEC
O MEC pretende implementar um sistema de avaliação que considere as particularidades de cada campo do conhecimento. A medida inclui novos indicadores que devem ser introduzidos até o final do ano, com o intuito de elevar a qualidade dos cursos, especialmente em Medicina, alvo de críticas pela falta de estrutura prática.
O Inep realiza aproximadamente 10 mil visitas anuais para avaliar os cursos e as instituições. No entanto, o aumento no número de graduações tem sobrecarregado o sistema, dificultando a renovação de reconhecimento de cursos. Com a reformulação das avaliações, espera-se um processo mais ágil e eficiente, que beneficiará o cenário educacional brasileiro.
* Com informações dos jornais Estadão e Tribuna de Minas.

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