Conecte-se conosco

Economia

INSS notifica aposentados e pensionistas sobre descontos associativos

Mensagens via app Meu INSS.

Publicado

em

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começou a enviar, dia 13, notificações a aposentados e pensionistas que tiveram descontos em seus benefícios por meio de associações. As mensagens estão sendo encaminhadas exclusivamente pelo aplicativo Meu INSS.

Para ter acesso às notificações, é necessário baixar gratuitamente o aplicativo, disponível para sistemas iOS e Android, nas lojas App Store ou Google Play. Após o download, o usuário precisa criar uma conta utilizando o CPF, com login e senha unificados do sistema Gov.br, o que também permite o acesso a outros serviços públicos digitais. Quem preferir pode fazer o cadastro por meio do internet banking, acessando a opção “Entrar com seu banco” na tela inicial do aplicativo.

Com a conta ativa, é preciso ativar as notificações no aplicativo clicando no ícone do sino, no canto superior direito da tela. Em seguida, o usuário deve selecionar “Configurar Notificações” e habilitar a opção “Permitir notificações”.

INSS

Duas mensagens estão sendo enviadas pelo INSS. A primeira, destinada a quem teve algum desconto identificado, informa: “Aviso importante para você: foi identificado desconto de entidade associativa no seu benefício. A partir do dia 14, você poderá informar se autorizou ou não através do Meu INSS ou ligue 135.” A segunda, enviada na semana anterior, tranquiliza os beneficiários sem desconto: “Fique tranquilo, nenhum desconto foi feito em seu benefício. O governo federal descobriu a fraude dos descontos associativos não autorizados e seguirá trabalhando para proteger você e seu benefício.”

A partir desta quarta-feira, 14 de maio, os aposentados e pensionistas que receberam descontos poderão consultar o nome da entidade vinculada ao benefício por meio da funcionalidade “Consultar Descontos de Entidades Associativas”, no próprio aplicativo. Caso o desconto não tenha sido autorizado, será possível solicitar a devolução dos valores pelo app, pelo site do Meu INSS ou pelo telefone 135.

Alertas

O INSS alerta para tentativas de golpe e reforça que os contatos com os beneficiários serão feitos exclusivamente via notificação no aplicativo Meu INSS. Não haverá ligações telefônicas nem envio de mensagens por SMS. Quem tiver dúvidas ou dificuldades para acessar o aplicativo pode entrar em contato com a central 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h. Para um atendimento mais rápido, o instituto recomenda que as ligações sejam feitas após as 16h ou aos sábados.

Mais informações podem ser obtidas nos canais oficiais do INSS, como o site gov.br/inss e nas redes sociais da autarquia.

(Com Agência Brasil).

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

Publicidade

MAIS ACESSADAS