Economia
Fala de Bolsonaro sobre regra do teto e dados de serviços pode movimentar Ibovespa
Após alta, índices de ações de Nova York operaram em queda na manhã desta quinta-feira, 13. No caso da bolsa brasileira, Ibovespa fechou com leve queda.
Nesta quinta-feira, 13, as bolsas asiáticas fecharam em alta, na mesma linha positiva dos índices de ações de Nova York, que fecharam no azul no dia anterior. Os números refletem os dados de inflação maior nos Estados Unidos e a notícia emitida pelo governo estadunidense, de que vai adquirir cem milhões de doses da vacina contra o novo coronavírus, desenvolvida pela Moderna.
Após onda otimista, os futuros dos índices norte-americanos atuaram em queda ao longo da manhã. As bolsas europeias seguiram o mesmo caminho, com olhos para os dados de solicitação de seguro-desemprego nos EUA.
No cenário brasileiro, as articulações do Ministério da Economia, com a perda de nomes relevantes na noite da última terça-feira, 11, respingou na bolsa. O Ibovespa fechou com uma leve queda e o dólar apresentou alta, ambos na direção contrária dos mercados internacionais.
Especialistas do mercado financeiro analisam que o ministro da Economia, Paulo Guedes, apostou alto demais ao categorizar uma “debandada” em sua pasta. Já o apoio de Guedes na manutenção do teto de gastos, que é bem visto pelos investidores, refletiu na fala do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido). Após reunião no Palácio da Alvorada, Bolsonaro se pronunciou dizendo que “nós respeitamos o teto dos gastos, queremos a responsabilidade fiscal”.
Agora, falta observar se isso irá reanimar o mercado, que avalia a agenda neoliberal de Guedes despencando gradativamente. Alguns economistas, como Zeina Latif, se encontram com um pé atrás nas decisões do presidente, que pode deixar ser atraído pela popularidade obtida diante da distribuição do auxílio emergencial, o que coloca em xeque a regra do teto.

-
Mundo1 dia atrás
Não é Paris nem Nova York: cidade mais linda do mundo fica no Brasil
-
Tecnologia2 dias atrás
Bradesco, Santander e BB confirmam adesão ao Origem Verificada, recurso antifraude da Anatel
-
Finanças2 dias atrás
Não fique calado! 5 direitos que todo consumidor deve saber para não ser enganado
-
Bancos1 dia atrás
Dinheiro ‘desaparece’ das Caixinhas e clientes do Nubank exigem solução
-
Investimentos19 horas atrás
Governo aprova mudanças na tributação de investimentos; saiba como ficou
-
Empresas2 dias atrás
ChatGPT revoluciona reuniões empresariais com novas funções
-
Agronegócio1 dia atrás
Abate de vacas e porcas gestantes é PROIBIDO pela Justiça
-
Economia22 horas atrás
Saque FGTS calamidade liberado! Veja quem pode sacar até R$ 6.220 mil