Economia
Como ficam os investimentos em renda fixa com a nova Reforma Tributária
Nova versão do texto segue para discussão no Congresso Nacional. Mudanças afetam investidores pessoas físicas e jurídicas.
Representantes da equipe econômica do governo federal apresentaram há algumas semanas a segunda parte da proposta de Reforma Tributária. O mais recente documento trazia mudanças no Imposto de Renda (IR) dos investimentos, tanto de pessoas físicas (PF) quanto jurídicas (PJ).
No entanto, uma nova versão do texto foi apresentada na terça-feira, 13 de julho, pelo relator do projeto na Câmara, o deputado Celso Sabino (PSDB/PA). Dentre as alterações há mudanças que deixam os impostos dos investidores mais baixos e, outras, mais altos.
Leia mais: Reforma Tributária: Proposta de alíquota única de 15% para renda fixa sai do texto-base
Apesar de o texto de Sabino ser um relatório preliminar, criado em conversa com a equipe do Ministro da Economia, Paulo Guedes, a nova versão segue para discussão no Congresso.
No caso de cobranças mais altas, na nova versão proposta por Sabino, o objetivo é bancar uma redução bem maior no imposto de renda das empresas. Atualmente, ele chega a 25% em cima do lucro. Com a aprovação do novo texto da Reforma Tributária, ele cairia para 12,5%.
“Na prática, com o novo texto, ficamos com uma proposta para os investimentos exatamente como já é hoje e acabamos com poucas mudanças”, explicou Soraya Alves, gerente do jurídico da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima).
No caso de investimentos em renda fixa, a nova versão da proposta retirou a mudança que implementava a tabela regressiva do imposto de renda e unificava todas as cobranças na menor alíquota, neste caso de 15%, independente do prazo da aplicação.
Dessa forma, a nova versão do projeto estabelece a cobrança igual ao que ela é hoje. Veja a tabela abaixo:
Investimentos de renda fixa que não pagam impostos, como a poupança, os LCAs e LCIs, CRIs e CRAs e as debêntures de infraestrutura, por exemplo, não terão alteração se confirmadas as previsões da nova reforma.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp