Automobilística
Volkswagen quer alugar carros elétricos para aproveitar bateria
Iniciativa da empresa, deve provocar uso consciente de diversos automóveis. Além disso, a proposta vai reduzir os impactos causados ao meio ambiente.
Durante o Salão de Munique, a Volkswagen anunciou que pretende alugar carros elétricos usados. No caso, trata-se dos carros usados da empresa, que já tiveram parte de sua vida útil gasta. Um dos objetivos é manter o controle das baterias dos veículos.
Leia mais: Novo Nissan Magnite deve ter preço mais atrativo que Kicks
De acordo com a empresa, a iniciativa é um prazo para aumentar a vida útil da bateria do automóvel. Contudo, os impactos vão além dos econômicos, já que esses automóveis utilizam energia limpa para locomoção. Assim o meio ambiente também sai ganhando.
Utilização adequada
De moto objetivo, a empresa também planeja lucrar com o aluguel desses automóveis. Afinal, são carros que poderiam deixar de funcionar muito antes do tempo, por conta da falta de uso. Assim, a empresa ganha e os motoristas ganham com essa iniciativa.
Herbert Diess, CEO da companhia, comentou o assunto durante o Salão de Munique. O evento é um dos principais acontecimentos do setor automotivo mundial.
“Na Europa, estamos tentando fazer um segundo e um terceiro contrato para os carros, mas um leasing, para que possamos manter a propriedade dos mesmos veículos. Hoje acreditamos que a vida útil da bateria é de cerca de 1.000 ciclos de carga e 350.000 quilômetros, então é provável que os acumuladores possam durar mais do que o carro. Queremos recuperá-los para não produzirmos novos”. Foi o que destacou Diess, em sua fala.
O CEO também disse, com base na sua experiência, que alguns carros elétricos costumam valorizar. Essa aparente valorização conseguiria até superar o mesmo processo em carros convencionais. A capacidade de carga residual da bateria costuma se manter entre 70% e 80% mesmo após bastante uso.
8 anos
De acordo com a Volkswagen, a proposta visa manter os veículos ativos por mais 8 anos. Após o prazo se encerrar, cada automóvel passará por um processo de reciclagem.
A montadora analisa o que pode ser reaproveitado, como os acumuladores. Algumas peças podem ser recicladas para o sistema de energia doméstico, por exemplo.

-
Cotidiano1 dia atrás
Como pintar a casa sem sujeira: técnica do papelão ganha adeptos nas redes sociais
-
Economia1 dia atrás
Pix passa por transformação: 8 milhões de chaves serão desativadas
-
Bancos2 dias atrás
‘Golpe da mão fantasma’: conheça essa nova ameaça digital e saiba como se proteger
-
Curiosidades2 dias atrás
Família milionária transforma céu em caixa eletrônico ao fazer chover R$ 27 mil
-
Economia2 dias atrás
Saiba em quais estados estão os m² mais caros do Brasil [ranking]
-
Política13 horas atrás
Parlamento de Portugal cria nova força policial para controle de imigração
-
Curiosidades2 dias atrás
Preço do Big Mac nos Estados Unidos choca consumidores
-
Finanças16 horas atrás
Brasileiros deixam R$ 50 bilhões sem saque no FGTS; como saber quem tem direito?