Economia
Mais de 625 mil pessoas terão que devolver o auxílio emergencial
Cidadãos que receberam o benefício de forma indevida serão notificados via SMS com orientações sobre o processo.
Cerca de 625 mil brasileiros que receberam o auxílio emergencial indevidamente terão que devolver o benefício. O Ministério da Cidadania está enviando orientações via SMS sobre como realizar a devolução voluntária de recursos para quem não se enquadra nas exigências do programa.
Leia mais: Quem recebe o Auxílio Brasil vai receber o Vale-Gás nacional?
O grupo é formado por pessoas que, após o envio da declaração do Imposto de Renda 2021, foram notificadas que teriam que estonar as parcelas. Este é o terceiro lote de mensagens enviado pela pasta, e também inclui pessoas que se cadastraram no auxílio emergencial sem ter direito.
A devolução do dinheiro precisa ser feita por quem tinha renda incompatível com o programa, vínculo empregatício ou recebia outro benefício do governo federal junto com o auxílio, como como aposentadoria ou seguro-desemprego.
Após o envio das duas primeiras rodadas de mensagens, cerca de R$ 66,3 milhões foram devolvidos aos cofres públicos. O pagamento é feito por meio de Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF).
Conteúdo das mensagens
Para evitar golpes e fraudes, o Ministério da Cidadania divulgou o formato das mensagens. Elas são enviadas pelos números 28041 ou 28042, e contém parte do CPF do beneficiário e um link iniciado com gov.br.
Veja o conteúdo do SMS enviado, de acordo com a situação de cada cidadão:
- Pessoas que estavam fora das regras: “O CPF ***.456.789-** tem parcelas a devolver do Auxílio Emergencial. Devolva todas as parcelas em gov.br/devolucaoae. Fraude denuncie em gov.br/falabrae”.
- Beneficiário do Bolsa Família que recebeu fora das regras: “O NIS ***456.789** tem parcelas a devolver do Auxílio Emergencial. Devolva todas as parcelas em gov.br/devolucaoae. Fraude denuncie em gov.br/falabrae”.
- Chamados ExtraCad: “O CPF ***.456.789-** possui DARF do Imposto de Renda em aberto relativo ao Auxilio Emergencial. Pague o valor ou denuncie fraude. Acesse gov.br/dirpf21ae”.
- Inscritos no Cadastro Único e Bolsa Família com DARFs sem pagamento: “Consta DARF do Auxílio Emergencial em aberto no seu Imposto de Renda para o CPF ***.456.789-**. Pague o valor ou denuncie fraude. Acesse gov.br/dirpf21ae”.
Qualquer mensagem fora desse padrão deve ser desconsiderada. Não clique em nenhum link enviado por outro número ou que venha em um formato diferente dos indicados acima.

-
Tecnologia1 dia atrás
Não caia nessa! 3 mensagens que podem ser golpes disfarçados no WhatsApp
-
Mercado de Trabalho15 horas atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Finanças2 dias atrás
Fatura paga na sexta: em quanto tempo o limite do cartão é liberado?
-
Economia2 dias atrás
Receita lança painel interativo sobre renúncias fiscais de empresas
-
Tecnologia1 dia atrás
Ferramenta expõe dados de contato no LinkedIn e preocupa usuários
-
Mundo2 dias atrás
FBI alerta para golpes com vozes geradas por inteligência artificial
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Brasil é o 6º país que mais adota trabalho remoto no mundo; veja o ranking
-
Empresas2 dias atrás
Log-In lucra R$ 26,5 mi no 1TRI25, alta de 219%