Carreira
Após ser condenada, juíza é obrigada a se aposentar
Após ser acusada de inúmeras infrações, a juíza Débora Faitarone foi julgada e obrigada a se aposentar. Entenda!
A juíza Débora Faitarone, da 1ª Vara do Júri do Foro Criminal da Barra Funda, teve como punição seu afastamento do cargo. A decisão foi executada pelo Órgão Especial do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), que decretou a aposentadoria compulsória.
Veja também: Magazine Luiza obtém prejuízo na crise
Ela foi acusada de inúmeras infrações, como por exemplo, encarregar a escrivã para executar seu próprio trabalho, resistência em cumprir ordens da Corregedoria-Geral da Justiça e conduta autoritária. Além disso, a juíza foi apanhada chamando juízes e advogados de “imbecis”.
Segundo Faitarone, ela apenas estava sendo acusada de tais pontos porque absolveu policiais militares que tinham como acusação a execução de inocentes.
“Se eu tivesse absolvido Fernandinho Beira-Mar, eu não estava aqui sentada hoje respondendo às perguntas de vossa excelência. Como eu absolvi policiais que agiram legitimamente dentro da lei e o faria mais mil vezes, mesmo sabendo que perderia o cargo por causa disso, eu os absolveria mais mil vezes hoje”, alegou a magistrada.
Para o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, Ricardo Anafe, foi espantosa a afirmação feita por parte da juíza ao se defender. “A situação é muito grave, pois ela não percebe as falhas e irregularidades cometidas”, afirmou Anafe.
Tendo concluído o julgamento e decidido pela maioria, o Órgão Especial aplicou a punição mais rigorosa: a aposentadoria compulsória. Diante disso, o advogado de defesa, Felipe Locke Cavalcante, alegou que apenas foi utilizado como base o depoimento de um escrivão, o qual já havia tido inimizade contra a magistrada.

-
Economia1 dia atrás
Qual é a fortuna da mulher mais rica do mundo – e quem é ela?
-
Finanças17 horas atrás
Descubra por que esta moeda de 5 centavos pode valer uma fortuna
-
Tecnologia1 dia atrás
Não confie no ‘modo anônimo’: veja como realmente navegar com privacidade
-
Finanças10 horas atrás
Como identificar a nota de R$ 5 que vale mais que 1 salário mínimo?
-
Política2 dias atrás
Abandono afetivo é crime? Entenda o que diz a lei brasileira
-
Mundo2 dias atrás
Refeição em Nova York: quanto custa comer bem sem gastar muito?
-
Política15 horas atrás
Descubra quanto um deputado federal custa ao Brasil e como consultar esses valores
-
Empresas2 dias atrás
Queixas no Procon crescem 16%; veja empresas com mais reclamações