Conecte-se conosco

Mercado de Trabalho

Conheça as 20 cidades catarinenses que mais geraram empregos

Liderando o saldo de empregos, no primeiro bimestre de 2022, somente Joinville, ao norte de SC, ofertou 4.187 vagas.

Publicado

em

A geração de empregos segue em ritmo acelerado em Santa Catarina. Nos dois primeiros meses deste ano, o estado catarinense criou 51,9 mil postos de trabalho formais. Mesmo com a menor população dos três estados do sul, Santa Catarina possui um desempenho superior aos estados vizinhos, Paraná e Rio Grande do Sul. É o segundo melhor resultado do país, perdendo só para São Paulo, que possui uma população quase sete vezes maior.

De acordo com o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), todas as regiões catarinenses mostraram saldo positivo. Na divisão por municípios, mais de 80% registraram mais admissões do que demissões em janeiro e fevereiro. Somente em fevereiro, foram abertas 28,5 mil novas vagas na região.

O governador Carlos Moisés, comentou que: ¨se olharmos o mapa de Santa Catarina, veremos que a geração de empregos ocorre em todos os cantos do Estado. Cada região possui a sua vocação econômica, mas é gratificante ver que nenhuma delas está esquecida ou ficando para trás. O governo tem uma política municipalista e que promove o desenvolvimento econômico igualitariamente. Essa é a nossa missão¨, finalizou o governador.

Até fevereiro, Joinville liderava na geração de empregos, com 4.187 novas vagas. Ela foi seguida por Blumenau (4.168) e Itajaí (2.664).

Confira abaixo as 20 cidades que mais geraram empregos até fevereiro:

Joinville – 4.187 vagas
Blumenau – 4.168
Itajaí – 2.664
Itapema – 2.405
Florianópolis – 2.144
Chapecó – 1.965
Fraiburgo – 1.386
Jaraguá do Sul – 1.344
Palhoça – 1.144
Criciúma – 1.019
Gaspar – 971
Rio do Sul – 970
Caçador – 948
São João Batista – 866
Concórdia – 818
Araranguá – 752
Lages – 735
Monte Carlo – 670
Videira – 657
Brusque – 650

Setores Econômicos

Segundo pesquisa do Observatório Fiesc, todos os setores mostraram saldo positivo. A participação maior foi do setor de serviços, com 16,2 mil novas vagas de trabalho, em seguida vem a indústria geral (7,1 mil), construção civil (3,4 mil), comércio (1,3 mil) e agricultura (465) que também tiveram resultado positivo.

Segundo análise da Federação, o momento promissor da construção, que se estende desde o ano passado, cooperou para o resultado positivo. No acumulado dos últimos 12 meses, o setor ofertou 13,6 mil novas vagas, mais de 50% desses postos de trabalho se monopoliza na construção de edifícios, o que retrata a demanda residencial e comercial crescente no estado.

O presidente da Fiesc, Mario Cezar de Aguiar, avalia que: ¨a construção passa por um momento aquecido em Santa Catarina e no Brasil. É uma atividade que estimula toda a cadeia produtiva e acaba influenciando outros setores da Indústria. A atividade metalúrgica é um exemplo. O setor tem mantido as maiores taxas de crescimento da indústria catarinense em forte relação com a demanda da construção¨.

Em fevereiro, no ranking entre os estados, a indústria da transformação ficou com a terceira posição na geração de postos formais, com 6.839 novos cargos criados. No acumulado de janeiro e fevereiro Santa Catarina tem o segundo melhor resultado geral entre os estados, com a criação de 51.906 novas vagas em solo catarinense.

Outro segmento industrial que se beneficia com a expansão da construção civil é o de madeira e móveis, especialmente a atividade de fabricação de artigos de madeira.Segundo o economista do Observatório Fiesc, Maicon Luiz Brand.

¨Além da elevada demanda externa para esses produtos, a demanda doméstica da construção segue em elevação, sobretudo para novas obras. Em 2022, o setor de madeira e móveis já gerou mais de 2,7 mil novas vagas formais de trabalho¨, assegurou.

Outro segmento que obteve destaque em fevereiro foi o setor têxtil, confecção, couro e calçados com a criação de 2.086 novos postos de trabalho, estimulado pela atividade de confecção de produtos de vestuário e acessórios.

A volta das atividades presenciais em diversas instituições, negócios e escolas vêm alavancando as vendas no setor,e também pode ser testemunhado no desenvolvimento da produção industrial, bem como na criação de novas vagas de trabalho.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS