Empresas
Ferrero é notificada pela Senacon para fazer recall dos produtos kinder ou prestar esclarecimento
Em resposta, a Ferrero afirmou que preza muito pela saúde de seus consumidores, e promete tomar todas as medidas em relação ao caso. Confira!
Foi notificado na semana passada mais de 150 casos de salmonela na Europa, e segundo análise dos casos, foi identificada como causa, a ingestão de chocolate Kinder, da marca Ferrero. A maioria dos casos aconteceu com crianças menores de 10 anos.
Veja também: Como a inflação tem mudado os hábitos de consumo no país
Diante disso, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) declarou que a Ferrero do Brasil faça o recolhimento dos chocolates Kinder ou apresente os esclarecimentos necessários sobre a qualidade do produto. Após o recebimento da notificação, a empresa tem até 72h para tomar uma medida, seja ela o recolhimento ou os esclarecimentos.
Em nota, a Senacon explica a decisão, e diz que até agora a Ferrero não prestou nenhum esclarecimento sobre o caso: “Considerando que, até então, a Ferrero do Brasil não emitiu comunicado específico destinado à Senacon, a referida empresa foi notificada em prol da transparência nas relações de consumo. Recomenda-se que as subsidiárias e importadoras de fornecedores de produtos e serviços informem às autoridades brasileiras competentes que os produtos ou serviços objeto do recall no Exterior não atingiram o mercado brasileiro. Se o produto tiver indícios de risco aos consumidores em território brasileiro, o fornecedor deve formalizar o recall imediatamente”.
As empresas não podem permitir a circulação de produtos que apresentem perigo ou possam ser nocivos à saúde do consumidor, de acordo com o artigo 10 do Código de Defesa do Consumidor. E segundo a legislação, os fornecedores devem alertar sobre o defeito ou o risco do produto, e explicar aos clientes como evitar este risco. Além disso, deve fazer o recall do produto e orientar a reposição ou reembolso do produto aos clientes que foram lesados.
No site do governo federal você pode pesquisar sobre os produtos que sofreram recall e até ativar um alerta para ficar ciente de quando acontecer.
A Ferrero emitiu uma nota informando que não recebeu ainda a notificação da Senacon. Veja a nota:
“Estamos em constante contato com as autoridades em todos os países em que operamos. No Brasil, a Ferrero entrou em contato voluntariamente com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) esclarecendo os fatos e colocando-se à disposição para quaisquer informações adicionais. A Ferrero reitera que o recall voluntário que vem sendo realizado em outros países refere-se apenas a produtos das linhas Kinder Surprise, Kinder Mini Eggs, Kinder Surprise Maxi 100g e Kinder Schokobons fabricados em Arlon, Bélgica. Estes produtos não são vendidos pela Ferrero no Brasil, portanto não há que se falar em retirada destes itens do país”.
A empresa ainda ressaltou que presam muito pela saúde de seus consumidores e tomarão todas as medidas necessárias para manter a confiança dos mesmos.
Os produtos suspeitos de contaminação e que foram retirados de circulação na Europa foram fabricados na Bélgica. Os produtos estavam distribuídos entre países como França, Bélgica, Reino Unido, Irlanda do Norte, Alemanha e Suécia.
A salmonela é uma bactéria que pode estar presente em alimentos crus ou preparados com má higiene, e que ao contaminar um organismo humano pode causar sintomas como diarreia, vômitos, dores abdominais e febre, que podem aparecer entre 12h e 72h após a contaminação.
-
Tecnologia2 dias atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Criptomoedas2 dias atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo2 dias atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia2 dias atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Empreendedores que abrem CNPJ perdem o Bolsa Família? Veja regras
-
Tecnologia2 dias atrás
Transforme seu celular Xiaomi com estas 6 configurações importantes
-
Tecnologia1 dia atrás
WhatsApp agora permite esconder conversas para mais privacidade
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Se você vai trabalhar no Natal e Ano Novo, deve conhecer seus direitos