Empresas
Funcionários da Tesla, em Xangai, terão que dormir no chão da empresa
O “chão de fábrica” da empresa Tesla, agora também se tornará um dormitório para seus funcionários. Saiba a razão!
A expressão “chão de fábrica” se refere ao local da indústria onde a linha de produção é praticada. Ou seja, onde os funcionários e as máquinas transformam a matéria-prima em produtos. Entretanto, na Tesla, em Xangai, esse local será utilizado para dormitório dos funcionários também.
Veja também: Casal fatura R$ 22 milhões com empresa após falir duas vezes
Na última segunda-feira (18), a imprensa teve acesso a um memorando que tratava sobre o novo regime da empresa, que será um circuito fechado, onde os funcionários não poderão retornar as suas casas depois do fim dos expedientes. Por isso, terão que dormir na empresa.
Motivo da decisão
A decisão veio pela vontade da montadores de seguir a produção ainda que com o lockdown implementado pelo governo chinês na cidade de Xangai. Dessa forma, os funcionários fariam o teste PCR nos primeiros três dias, teriam que lavar as mãos quatro vezes ao dia e medir as temperaturas.
O governo chinês obrigou que a empresa envie o plano com todos os detalhes da proposta. E por isso, os protocolos de Elon Musk são rígidos.
O governo implementou, em todo país, a programa ‘’Covid Zero’’, pois, atualmente, o vírus voltou a se espalhar e os números chegam a 20 mil novos casos por dia.
Por isso, que as forcas governamentais adotaram o lockdown rígido em pontos estratégicos do país. Entretanto, vendo que a iniciativa não estava gerando efeitos, o poder público estendeu a medida para a cidade inteira. Nesse momento, o povo chinês só pode sair de casa para fazer compras e ir ao médico desde que com autorização prévia.
Sistema de circuito fechado
A tesla não estava preparada o suficiente para tal situação, visto que no interior da fábrica não tinha dormitórios. Por isso, os trabalhadores irão dormir no chão da fábrica.
A empresa irá oferecer aos funcionários um colchão e um saco de dormir e também promete construir banheiros para banho, entretenimento e refeitórios.
Essas construções ainda não têm data para serem concluídas, porém, os funcionários já sabem suas cargas horárias no sistema. A jornada será de 12 horas diárias durante 6 dias na semana até o dia 1º de maio. Depois dessa data, os funcionários poderão voltar para casa.
Os trabalhadores receberão por dia que ficarem na empresa, 400 yans que é mais ou menos 290 reais. A partir desse sistema, a Tesla pretende recuperar o déficit de produção.
Queda de produção
A fábrica da Tesla, em Xangai, produzia em média dois mil carros diariamente antes dos bloqueios. O déficit de produção chega a 40 mil carros, visto que são 20 dias de bloqueio.
Entretanto, a empresa registrou um lucro recorde em 2021. Dos 721 milhões de dólares da margem de 2020, em 2021, o lucro foi para 5,5 bilhões de dólares, em 2021.
Então, esse novo sistema tem como intenção recuperar a produção perdida, visto que, últimos estudos revelaram que mais horas trabalhadas não implicam em maior produtividade.
-
Tecnologia2 dias atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Criptomoedas2 dias atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo2 dias atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia2 dias atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Empreendedores que abrem CNPJ perdem o Bolsa Família? Veja regras
-
Tecnologia2 dias atrás
Transforme seu celular Xiaomi com estas 6 configurações importantes
-
Tecnologia1 dia atrás
WhatsApp agora permite esconder conversas para mais privacidade
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Se você vai trabalhar no Natal e Ano Novo, deve conhecer seus direitos