Conecte-se conosco

Agronegócio

A cereja do bolo: aprenda a cultivar essa fruta exótica e deliciosa!

Saiba quais as principais dicas para o cultivo da cerejeira, a planta que dá origem ao fruto famoso no mundo todo!

Publicado

em

A cerejeira, planta muito comum no Japão, país de origem desta árvore, apresenta porte médio e pode chegar aos 10 metros de altura. Sua floração intensa, de coloração rosa, é muito exuberância. Por essa razão, a planta é também muito utilizada na ornamentação, principalmente em ambientes externos.

Para plantar uma cerejeira, contudo, você precisa de um espaço com sol e sombra, além de solo fértil e profundo, onde a árvore possa crescer e se desenvolver. Como a espécie se adapta melhor ao clima temperado, o ideal é que seja cultivada em locais mais amenos, já que a árvore não floresce em lugares onde faz calor o ano inteiro.

Desse modo, ciente das questões iniciais que envolvem o cultivo de cerejas, acompanhe as principais dicas com relação a solo, regas, luminosidade e mais!

Como plantar

Propagação e plantio

O plantio pode ser feito facilmente através de sementes ou mudas prontas. Portanto, escolha a forma que achar mais conveniente. Lembrando que se você não tem tanta experiência com plantio, o mais indicado é optar pelas mudas já desenvolvidas. A melhor época para se plantar a cerejeira é no outono ou final do inverno, assim você garante que terá cerejas no verão.

Solo

O substrato para plantio deve ser rico em nutrientes e ter boa drenabilidade. Mexa a terra para oxigena-la e acrescente adubo. Para que a cerejeira cresça reta é aconselhável deixar ela firme com uma estaca.

Luminosidade

As condições de luminosidade devem ser boas, sendo importante também que a planta cresça em local parcialmente sombreado. A cerejeira prefere climas mais frios, sendo imprescindível cultiva-la em local de temperatura amena para que se desenvolva bem e dê frutos. 

Regas

No que diz respeito a rega, é importante molhar sua árvore quase todos os dias ou pelo menos uma vez a cada dois dias. Mantenha o solo levemente úmido, nunca encharcado demais, já que água em excesso pode prejudicar as raízes. 

Fertilização

No período de floração, reforce a fertilidade do solo com um pouco de adubo orgânico e um químico rico em fósforo. Isso vai contribuir para que sua planta fique mais forte, resistente e menos suscetível a pragas e doenças. 

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS