Conecte-se conosco

Saúde

Abandone esses 5 hábitos e viva uma vida mais feliz

Publicado

em

MULHER JOVEM FELIZ

A felicidade é um estado de espírito que todos buscamos, mas que nem sempre é fácil de alcançar. Muitas vezes, mesmo sem ter noção, acabamos sendo nossos próprios inimigos, cultivando hábitos que nos afastam da alegria e da satisfação.

5 hábitos que podem dificultar sua felicidade

Perfeccionismo

Querer fazer tudo bem feito é uma qualidade, mas, quando isso se torna uma obsessão, pode se transformar em um problema. O perfeccionista nunca está satisfeito com o que faz, vive se cobrando e se criticando e não reconhece seus méritos e conquistas.  

Além disso, perfeccionistas têm dificuldades em aceitar as falhas e limitações dos outros, o que pode gerar conflitos e frustrações. Para ser feliz, é preciso aprender a ser flexível, a valorizar o esforço e o progresso, e a celebrar as pequenas vitórias da vida.

Ressentimento

Guardar mágoas e rancor é como tomar veneno e esperar que o outro morra. O ressentimento nos impede de perdoar, de seguir em frente e de nos libertar do passado. Ele também nos faz sofrer, pois nos mantém presos a emoções negativas, como raiva, tristeza e culpa.

Então, uma dica para quem quer ser feliz é: é preciso aprender a perdoar os outros, a se perdoar, e a deixar ir tudo aquilo que já não nos serve mais.

Viver no passado

O passado é, sim, importante, pois nos ensina lições e nos molda como somos hoje. Mas ele não pode ser o nosso foco principal, pois ele já foi e não volta mais. Viver no passado é perder a oportunidade de aproveitar o presente e de construir o futuro.

Além disso, pensar muito no passado pode fazer com que nos apeguemos a lembranças capazes de causar nostalgia ou arrependimento. Para chegar à felicidade, é preciso aprender a viver no aqui e agora, apreciando o que temos e o que somos, e a planejar o que queremos ser.

Muita preocupação

Preocupar-se é algo completamente natural, que demonstra que nos importamos com algo ou alguém. Mas, quando a preocupação se torna excessiva, ela pode nos paralisar e nos angustiar. Esse tipo de coisa pode fazer com que imaginemos cenários catastróficos, antecipemos problemas que podem nem acontecer e muito mais.

O pior problema da preocupação excessiva é quando ela nos faz perder a confiança em nós mesmos e na vida na totalidade. Para ser verdadeiramente feliz, é preciso aprender a controlar a ansiedade, a pensar positivo, e a agir em vez de apenas se preocupar.

Comparação

Por fim, comparar-se com os outros é uma armadilha capaz de nos levar à inveja, à baixa autoestima e à insatisfação. A comparação nos faz esquecer que somos seres únicos, com nossa própria história, talentos e desafios.

Além disso, quando comparamos podemos ignorar que as aparências podem enganar e que nem tudo que reluz é ouro. Caso queira ser feliz, é preciso aprender a se valorizar, a se aceitar e a se amar como somos, buscando melhorar por nós, não por comparações.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS