Conecte-se conosco

Saúde

Açafrão: o segredo para um estômago saudável?

O consumo do açafrão já é muito comum na culinária e também na medicina. Após alguns estudos, foram descobertos inúmeros benefícios para conter problemas de estômago, confira!

Publicado

em

O açafrão, também conhecido como açafrão-da-terra ou cúrcuma, é uma especiaria amplamente utilizada na culinária, especialmente em pratos da culinária indiana. Ele é extraído das raízes da planta cúrcuma longa e possui uma cor amarela brilhante e um sabor ligeiramente amargo e terroso.

Além de seu uso na culinária, o açafrão também é valorizado ao longo da história por suas propriedades medicinais. A substância ativa mais importante no açafrão é a curcumina, conhecida por seus potenciais benefícios para a saúde, como propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.

Alguns dos benefícios do açafrão
  • Propriedades antioxidantes: a curcumina no açafrão é um antioxidante natural que pode ajudar a combater os radicais livres no corpo, auxiliando na saúde celular.
  • Propriedades anti-Inflamatórias: a curcumina é conhecida por suas propriedades anti-inflamatórias, que podem ser benéficas para problemas de saúde relacionados à inflamação, como artrite.
  • Suplementos de açafrão: devido aos seus benefícios potenciais, os suplementos de curcumina estão disponíveis no mercado como uma forma concentrada de açafrão, usados para promover a saúde.

Além desses benefícios, um estudo recente publicado no periódico BMJ Evidence-Based Medicine, o Dr. Pongpirul e sua equipe investigaram a eficácia dos suplementos de curcumina no tratamento da dispepsia funcional, uma condição gastrointestinal que causa desconforto abdominal, sensação de indigestão, náusea e inchaço após as refeições.

No estudo de oito semanas, 206 participantes com dispepsia funcional foram divididos em três grupos. Um grupo recebeu o medicamento omeprazol, que reduz a produção de ácido estomacal, em uma dose de 20 miligramas diariamente.

Outro grupo recebeu cápsulas de curcumina em uma dose de 250 miligramas quatro vezes ao dia. O terceiro grupo recebeu tanto o omeprazol quanto a curcumina nas doses mencionadas acima, diariamente.

Dos 151 participantes que completaram o estudo, todos os três grupos relataram reduções semelhantes nos sintomas, como dor abdominal, arrotos, azia e inchaço após quatro e oito semanas de tratamento.

O Dr. Pongpirul observou que a curcumina parece ser tão eficaz quanto o omeprazol na redução dos sintomas da dispepsia funcional. Além disso, poucos efeitos colaterais foram relatados.

No entanto, os autores destacaram a necessidade de estudos de longo prazo para avaliar completamente os benefícios e riscos do suplemento.

O Dr. Brian Lacy, gastroenterologista da Clínica Mayo, expressou cautela em relação aos resultados, mencionando que seria mais convincente se o estudo tivesse incluído um grupo de controle que recebesse um placebo.

Sem um grupo de controle, é difícil determinar se as melhorias relatadas pelos participantes se devem ao tratamento, a um efeito placebo ou simplesmente ao passar do tempo.

Apesar disso, a dispepsia funcional é uma condição desconfortável, e atualmente não existem medicamentos aprovados nos Estados Unidos para tratá-la.

O medicamento omeprazol, frequentemente utilizado de forma não convencional, parece ajudar apenas cerca de 1 em cada 10 pacientes com a condição. Portanto, a pesquisa sobre alternativas como a curcumina continua sendo relevante e necessária.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS