Conecte-se conosco

Saúde

Ácaros no rosto, devo me preocupar?

Coceira, problemas respiratórios podem ser causados pelos ácaros, Veja como combate-los.

Publicado

em

Os ácaros são pequenos aracnídeos, da mesma família das aranhas, com a diferença de serem microscópicos que habitam em superfícies como solo, água e animais.

Os “primos” carrapatos também são responsáveis por 80% das doenças e alergias respiratórias, em especial, em pessoas que sofrem com asma e rinite.

Além disso, o ácaro também pode afetar algumas regiões da pele, gerando os famosos cravos, entretanto, em casos mais graves podem causar uma infecção contagiosa como a sarna.

Em locais com clima quente e úmido, a sua proliferação é intensificada dentro das residências piorando ou aumentando os problemas respiratórios.

De acordo com especialistas, o problema não está nos animais, mas sim nas suas fezes que não podem ser vistas, considerada como um perigo invisível podendo causar conjuntivite.

O que poucos sabem é que os ácaros podem estar alojados em nossa pele, com exceção dos bebês. Por isso, devemos ficar atentos para evitar doenças infecciosas, pois além de se alimentarem de pele e óleos sebáceos, eles acasalam e depositam seus ovos dentro do folículo, depois morrem após 15 dias.

Dependendo da genética de cada um, muitas pessoas convivem com o bichinho e não sentem qualquer incômodo. Outras sentem leves coceiras na pele. Pessoas imunocomprometidas, que consomem pouca vitamina, se tornam as mais afetadas.

Para evitar passar por problemas de saúde, procure evitar usar produtos de higiene pessoal de terceiros. Evite também o uso de pincéis de maquiagem, pinças e, em especial, máscara de cílios, já que os ácaros sobrevivem em torno de 21 horas no material. Além disso, procure:

  • Trocar seu travesseiro a cada dois anos;
  • Evitar cobertas ou tapetes felpudos;
  • Higienize seu colchão e estofados, ao menos, uma vez por semana;
  • Lave colchão, sofás e cortinas duas vezes ao ano com alguma empresa especializada.

Esteja sempre atento aos sintomas de coceiras ou vermelhidão e, caso os sintomas se intensifiquem por dias, procure um médico ou dermatologista.

Tayná Luli, jornalista brasileira, atuante a cinco anos no mercado como redatora, responsável pela apuração, redação e revisão de textos de cunho jornalístico e como produtora na criação de roteiros para programas institucionais em empresas publicas e privadas.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS