Tecnologia
Agora, a Play Store está mais segura para as crianças: entenda mais
O Google disponibizilou uma ferramenta para que as compras feitas por crianças no Play Store fiquem mais seguras. Entenda como.
Ano passado, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontou que mais da metade das crianças entre 10 e 13 anos tem seu próprio aparelho celular.
Mesmo com o devido monitoramento, podem acontecer vários riscos quando uma criança tem um acesso fácil a um celular, um deles é relacionado a compras de aplicativos.
Apesar do Código de Defesa do Consumidor (CDC) garantir ao cliente um reembolso em casos de arrependimentos de compra, a situação pode causar, no mínimo, algum estresse.
O prazo para essa solicitação de arrependimento de compra é de 7 dias, no entanto, nem sempre o valor é reembolsado. Contudo, a partir de agora esse imprevisto pode ser evitado.
A Play Store, disponível nos celulares com Android, disponibilizou uma ferramenta exclusiva para o uso de crianças. O Google desenvolveu uma maneira de a solicitação de compras no aplicativo de loja on-line do celular chegar ao aparelho do responsável.
Haverá duas abas no aplicativo do celular dos pais: “Pendentes” e “Histórico”. A partir delas, além dos pais terem um controle maior, eles também terão acesso aos pedidos de compras de seus filhos.
Enquanto isso, na Play Store dos filhos, haverá o campo “Pedido de Compra”. É lá que a criança irá solicitar a compra de algum aplicativo. Essa solicitação irá aparecer no mesmo momento para os pais. No entanto, não há obrigatoriedade de aceitar na mesma hora.
Portanto, quando a criança comprar algum item na Play Store, o valor só será debitado mediante a aprovação do celular do responsável. Caberá também aos pais fornecerem os dados do pagamento.
Não são apenas os pais que serão beneficiados com esse recurso. Estima-se que com isso o Google terá um aumento de incentivo de consumo na Play Store.
Além disso, é importante lembrar que a solicitação irá aparecer somente em casos de compras de aplicativos, não cabendo, portanto, a compra no Play Books ou Google TV.

-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Agronegócio2 dias atrás
Cróton: conheça a rotina de cultivo ideal para essa planta
-
Tecnologia1 dia atrás
O melhor widget do Android é gratuito, nativo e quase ninguém aproveita
-
Carreira16 horas atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Tecnologia1 dia atrás
Já sabe como usar? WhatsApp agora pode digitalizar documentos
-
Investimentos1 dia atrás
O que o Fundo Garantidor de Crédito não cobre: veja os investimentos fora da proteção
-
Tecnologia11 horas atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta
-
Finanças1 dia atrás
Crédito do Trabalhador: onde contratar o novo empréstimo consignado para CLT?