Tecnologia
Alerta no smartphone: 4 arquivos proibidos no celular – Evite riscos!
Cuidado com o que você guarda no celular: confira 4 tipos de arquivo que não devem ficar armazenados no seu aparelho.
Você já parou para pensar em quais tipos de arquivos você guarda no seu celular? Muitas vezes, por comodidade ou descuido, acabamos armazenando informações importantes e pessoais que podem comprometer nossa privacidade e segurança em caso de perda, roubo ou invasão do aparelho.
Confira, a seguir, os 4 principais tipos de arquivos que você não deve guardar no celular e veja como proteger suas informações caso seja necessário, aumentando sua segurança.
4 tipos de arquivo que você não deve armazenar no seu celular
Fotos de documentos pessoais
Muitas pessoas têm o hábito de tirar fotos dos seus documentos pessoais, como RG, CPF, CNH, título de eleitor, entre outros. Isso pode ser útil em algumas situações, mas também pode ser muito arriscado se essas fotos caírem nas mãos erradas. Com esses dados, criminosos podem abrir contas falsas, solicitar crédito, fazer compras online e até clonar sua identidade.
Se você precisa ter uma cópia dos seus documentos no celular, o ideal é que as guarde em um local seguro e com senha, como um aplicativo de armazenamento na nuvem ou um gerenciador de arquivos.
Informações bancárias
Os aplicativos bancários facilitam muito a nossa vida na hora de fazer transações financeiras, consultar saldos e extratos, pagar contas e boletos, entre outras funções. Porém, isso não significa que você deva guardar suas informações bancárias no seu celular.
Cuidado com números de conta, agência, cartão, senha ou código de segurança. Esses dados podem ser usados por criminosos e resultar em enormes prejuízos financeiros.
Ao usar apps de bancos, evite salvar suas informações neles e prefira digitar a cada acesso. Use senhas fortes e diferentes para cada conta e ative a verificação em duas etapas sempre que possível.
Fotos íntimas
Você também deve tomar cuidado com as famosas nudes e evitar armazená-las no celular. Essas imagens podem ser vazadas por hackers, ex-parceiros ou pessoas mal-intencionadas que tenham acesso ao aparelho. Além do constrangimento e da exposição indevida, isso pode trazer consequências jurídicas e psicológicas.
Se você gosta de tirar ou receber fotos íntimas, tome alguns cuidados para evitar que elas sejam compartilhadas sem o seu consentimento. Apague as imagens logo após visualizá-las, use aplicativos que permitem enviar e receber fotos que se autodestroem e não envie nada para pessoas que você não confia.
Fotos do cartão de crédito
Por fim, você não deve guardar no seu celular imagens com os dados do seu cartão de crédito. Muitas pessoas fazem isso para facilitar na hora de fazer compras online ou para ter uma cópia em caso de perda ou roubo do cartão físico. Porém, alguém pode conseguir acessar essas imagens e usar os dados do seu cartão para compras fraudulentas.
Uma alternativa mais segura é configurar seu cartão em uma carteira digital, como o Google Pay ou o Apple Pay, que permitem o pagamento com o celular, sem precisar digitar os dados a cada compra.

-
Agronegócio1 dia atrás
Você nunca mais vai jogar borra de café fora depois de ver o que ela faz nessas 3 plantas
-
Bancos1 dia atrás
Processo de devolução de Pix errado deve ficar mais simples no Brasil
-
Finanças2 dias atrás
Baby boomers enfrentam pesadelo com aposentadoria, mas solução pode ser simples
-
Tecnologia10 horas atrás
Aviação de luxo: confira os 5 jatos mais caros do mundo
-
Economia15 horas atrás
Seu banco não quer que você veja este ranking de cartões para usar fora do Brasil
-
Economia2 dias atrás
Em que posição o Brasil está na lista global de milionários? E na de desigualdade?
-
Finanças1 dia atrás
Quer um relacionamento duradouro? Especialista ensina a conversar sobre dinheiro
-
Finanças1 dia atrás
Dar mesada ou não? Veja como usar dinheiro para educar seu filho com inteligência