Conecte-se conosco

Automobilística

Alguns condutores terão que renovar a CNH a cada 3 anos: Entenda o porquê

A CNH ganhou uma nova versão, e a renovação ganhou novas regras. Veja quem precisará renovar o documento a cada 3 anos.

Publicado

em

A nova Carteira Nacional de Habilitação (CNH) já começou a ser produzida no país, trazendo um novo design e mais segurança para os condutores. A atualização para a nova versão ainda não é obrigatória para todos os motoristas e sua data de validade pode variar para alguns grupos.

O condutor só precisa atualizar sua CNH para a nova versão quando a versão antiga vencer, ou no caso de precisar de uma segunda via do documento, como em situações de perda e roubo. Quem tirar a carteira a partir de agora, já recebe a versão atualizada.

Já a validade da nova CNH, para alguns motoristas, será de três anos. Mas quem são essas pessoas que só terão um prazo de três anos entre cada renovação?

A validade da CNH depende da idade do condutor, então, quanto mais idade ele tiver, menos tempo entre cada renovação ele terá. Por isso, mais do que nunca, é preciso ficar atento às datas de renovação, pois agora não é mais padrão.

Agora, o sistema de renovação conta com três prazos: de dez, cinco e três anos, que, como mencionamos, vai de acordo com a idade do motorista. Pessoas com até 49 anos de idade terão CNH com validade de dez anos, entre 50 e 69 anos de idade a validade cai para cinco anos e acima de 70 anos a validade é de três anos.

A CNH agora segue um padrão internacional, com informações em espanhol e inglês, além do Machine Readable Zone (MRZ), que também é utilizado em passaportes e oficializa o documento internacional.

Sua versão física conta com um design mais moderno e com a possibilidade de utilizá-lo na versão digital. Ela também possui um QR Code que, quando escaneado, apresenta as informações completas do condutor.

Com isso, é possível acessar facilmente os pontos que o motorista possui na carteira, que também receberam novas regras, de acordo com a alteração do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). As alterações apresentam um novo limite de pontos, que agora pode chegar a 40.

Porém, para o condutor cair na reciclagem, esse limite de pontos pode ser menor, se as multas acumuladas forem graves ou gravíssimas. Nestes casos, ao final da penalidade o condutor recebe de volta seu direito de dirigir, porém, se for pego descumprindo sua suspensão, pode perder o direito em definitivo.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS