Saúde
Alimentos industrializados fazem mal à saúde: Veja como evitar doenças
Consumir alimentos industrializados em grandes quantidades e com frequência pode causar diversos males à saúde, entre eles a demência.
O consumo de alimentos industrializados em grandes quantidades frequentemente pode fazer mal à saúde. Isso é de conhecimento de todos. Mas você sabia que ingerir alguns deles pode te deixar suscetível a doenças, como demência? Leia mais!
Quando vamos às compras, é necessário se atentar a quais alimentos você pretende consumir e em quais quantidades, para garantir sua própria saúde e a de seus familiares. Dessa forma, é importante compreender que o consumo desses alimentos pode vir a causar complicações.
O estudo, que identifica os alimentos industrializados como aqueles que trazem riscos às funções cerebrais, foi feito pela USP (Universidade de São Paulo) e publicado na revista científica Jama Neurology.
Na pesquisa em questão, percebeu-se que pessoas que consomem com frequência esse tipo de alimento podem ter um declínio nas suas funções cerebrais de uma maneira mais acentuada do que acontece com pessoas que não consomem alimentos industrializados da mesma forma.
Essa conclusão foi obtida após a identificação da redução do volume no hipocampo, região do cérebro localizada nos lobos temporais.
Acredita-se que esses alimentos causam um déficit cognitivo devido aos altos níveis de açúcar, gordura saturada e sal. Essas proteínas inflamatórias são as responsáveis por causar um déficit cognitivo de forma natural no cérebro humano.
O estudo contou com cerca de 3.775 voluntários, com idades entre 35 e 74 anos. Dessa forma, foi possível perceber que as pessoas que consumiam mais produtos industrializados possuíam um maior declínio neurológico.
Os voluntários da faixa etária de 50 anos que tinham um histórico maior de consumo desse tipo de alimento apresentaram um declínio 28% mais veloz do que o comum.
Por outro lado, apenas essa pesquisa não pode afirmar que esse declínio acontece apenas por causa da ingestão desses alimentos inflamatórios. Isso porque, segundo a pesquisadora Duane Mellor, de Aston University, esse déficit pode ocorrer devido à falta do consumo de alimentos saudáveis.
Logo, a pesquisadora afirma que não é possível fazer a ligação direta entre o consumo desses alimentos e o déficit cognitivo apenas com essa pesquisa.
No entanto, alimentos ultraprocessados certamente podem trazer outros malefícios à saúde, por exemplo, diabetes, obesidade, aumento de doenças autoimunes, doenças cardiovasculares, maiores chances de desenvolver diversos tipos de câncer, entre outros.

-
Política1 dia atrás
Itália altera regras de cidadania por descendência e impacta brasileiros; veja detalhes
-
Mundo1 dia atrás
A curiosa razão pela qual cidades europeias estão dando galinhas a moradores
-
Agronegócio2 dias atrás
NASA indica 5 plantas que purificam o ar e são perfeitas para ter em casa
-
Bancos2 dias atrás
Grande banco fecha 38 agências e impacta clientes e funcionários
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Renda máxima: quanto um motorista da Uber consegue fazer por mês?
-
Empresas1 dia atrás
Stefanini reorganiza operação e aposta em crescimento com IA e aquisições
-
Empresas1 dia atrás
Marketplace da Petrobras lança API Store
-
Finanças1 dia atrás
Se você mora sozinho, também pode receber benefícios pelo Caixa Tem