Política
Alô, mamães! INSS revela novas diretrizes para o Salário-Maternidade
Conforme sabemos, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é a instituição responsável por repassar diversos benefícios para os brasileiros, o que faz com que o INSS consista em um dos principais órgãos do governo federal, sendo a aposentadoria o mais importante serviço disponível.
Além dos serviços citados acima, o instituto também se encarrega de cobrir afastamentos por acidentes, doenças, o Benefício de Prestação Continuada (BPC), que assim como os demais serviços, também vem tendo suas diretrizes ajustadas.
Para o tema de hoje, vamos falar sobre o Salário Maternidade. O benefício está passando por ajustes e, dessa forma, as mulheres brasileiras, que pretendem ter filhos, deverão estar atentas às novas medidas, pois provavelmente terão que solicitar esse auxílio em breve. Por isso, vamos abordar sobre o que mudou abaixo. Confira detalhes!
Qual o intuito da mudança no Salário Maternidade?
Os motivos das mudanças no benefício, consistem em levar uma nova classe de mulheres, consideradas aptas para serem beneficiadas. Dessa forma, as adolescentes menores de 16 anos e povos de etnia macuxi são consideradas integrantes do auxílio, caso cumpram todos os requisitos necessários para receber o benefício do governo federal.
O principal intuito desse ajuste, é garantir maior proteção e segurança para as mulheres mais jovens e também inseridas nos povos originários citados acima. A medida também visa a inclusão das adolescentes que residem em áreas rurais, possibilitando acesso ao auxílio.
O acesso ao benefício deve ser solicitado antecipadamente, nos casos de trabalhadoras com carteira assinada. Já para as mulheres com trabalhos informais, o pedido não possui a necessidade de uma carência, podendo ser realizado em qualquer data.
As informações completas referentes ao Salário Maternidade, são encontradas diretamente no site do INSS, ou no aplicativo, que está disponível tanto para smartphones com sistema Android, quanto para iOS, podendo ser baixados a qualquer momento.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025