Empresas
Amazon supera expectativas de receita impulsionada pelo varejo
Companhia é uma Big Tech.
A Amazon (NASDAQ: AMZN) registrou uma receita trimestral acima das projeções de Wall Street, impulsionada pelo forte desempenho de suas vendas no varejo durante a temporada de festas de fim de ano. O crescimento do comércio eletrônico ajudou a compensar um resultado mais fraco da Amazon Web Services (AWS), sua divisão de computação em nuvem. Mesmo com a receita positiva, as ações da empresa recuavam 2% nas negociações pós-mercado.
A AWS teve um aumento de 19% na receita, totalizando US$ 28,79 bilhões, mas ficou abaixo da estimativa de US$ 28,87 bilhões prevista por analistas consultados pela LSEG. Esse resultado reflete um enfraquecimento no setor de computação em nuvem, fenômeno também observado nas concorrentes Microsoft (NASDAQ: MSFT) e Google (NASDAQ: GOOGL), que divulgaram desempenho abaixo do esperado em suas respectivas unidades de cloud. O cenário ocorre em meio à crescente impaciência dos investidores com os altos gastos das gigantes da tecnologia e a busca por retornos mais concretos dos pesados investimentos em inteligência artificial.
No entanto, o varejo da Amazon foi um ponto positivo no trimestre, registrando um crescimento de 7% nas vendas online, que totalizaram US$ 75,56 bilhões, superando as projeções de US$ 74,55 bilhões. A receita total da companhia no quarto trimestre foi de US$ 187,8 bilhões, acima da estimativa média de US$ 187,30 bilhões apontada pelos analistas.
A empresa
Fundada em 1994 por Jeff Bezos, a Amazon começou como uma livraria online e rapidamente se expandiu para outros segmentos do varejo digital. Ao longo dos anos, a empresa diversificou suas operações, tornando-se referência global em comércio eletrônico, serviços de assinatura, tecnologia de nuvem e inteligência artificial.
A AWS, criada em 2006, é um dos principais motores de receita da companhia, oferecendo infraestrutura e serviços de computação em nuvem para empresas em todo o mundo. Além disso, a Amazon também atua no setor de entretenimento, por meio do Prime Video, e na produção de dispositivos inteligentes, como a assistente virtual Alexa.
Com um modelo de negócios baseado em inovação e eficiência logística, a Amazon se consolidou como uma das empresas mais valiosas do mundo, impactando diversos setores da economia digital e redefinindo o comportamento do consumidor global.
(Com Agências Internacionais).
![](https://capitalist.com.br/wp-content/uploads/2020/06/capitalist-logo-top.png)
-
Política2 dias atrás
É verdade que a mãe de Donald Trump era uma imigrante ilegal?
-
Tecnologia19 horas atrás
7 pesquisas que você NUNCA deve fazer no Google – veja por quê
-
Cotidiano2 dias atrás
Fim do dilema: entregador deve ou não subir até o apartamento em condomínios?
-
Agronegócio2 dias atrás
Veja suas plantas florescerem como nunca com este fertilizante japonês prático
-
Mundo2 dias atrás
Jogador de futebol surpreende com salário de R$ 4 milhões por dia
-
Mundo2 dias atrás
Finlândia encontra gigantesca reserva de tório com potencial para abastecer o planeta
-
Automobilística2 dias atrás
Engate de reboque: regras e carros que NÃO podem usar o item no Brasil
-
Agronegócio1 dia atrás
Quer ter uma horta em casa? Conheça 4 vegetais que crescem rápido