Tecnologia
Aplicativo disponível no Google Play Store era uma fraude e roubou senhas dos usuários
Aplicativo se disfarçou de um editor de fotos comum.
Com o avanço da tecnologia, novos aplicativos vão sendo criados a cada dia e não percebemos que estes podem ser muitas vezes uma ameaça à nossa segurança e privacidade. Nesse sentido, recentemente usuários de celulares Android tiveram suas senhas do Facebook roubadas por um aplicativo.
Roubo de dados: como ocorreu
O Craftsart Cartoon Photo Tools, aplicativo que roubou as senhas de mais de 100 mil pessoas, se mostrava na Google Play Store como um editor de fotos que transforma fotos em cartoons. Entretanto, ele exigia um login indispensável para usar o aplicativo, através do qual ele conseguia as senhas das pessoas.
Os hackers por trás desse crime conseguiram passar pela verificação do Google justamente porque de fato o aplicativo funcionava como um editor de fotos, e assim, estava disponível para download. No entanto, o aplicativo jogava a foto em um editor online gratuito e devolvia ao usuário. Além disso, o app já havia recebido muitos comentários negativos e o desenvolvedor dele não era legítimo, sinais estes que devem alertar os usuários.
Como proceder
Quem não baixou o aplicativo não precisa se preocupar. No entanto, para os que fizeram o download, é importante deletar o app e mudar a senha do Facebook. Ao fazer isso você evita que o hacker tenha acesso à sua conta. Com o ocorrido, o Google removeu imediatamente o aplicativo da PlayStore para proteger seus usuários.
Diante disso, esse app já não está mais disponível para ser feito o download, mas é preciso que quem já o possui no celular, apague. Em adição a isso, é importante que as pessoas tomem cuidado ao baixar aplicativos. Para isso, deve-se priorizar aplicativos de softwares conhecidos e ferramentas certificadas. Além disso, evite também apps que não estejam nos locais de venda de aplicativo oficiais do Android ou do fabricante do celular.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia1 dia atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp
-
Economia1 dia atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025