Conecte-se conosco

Finanças

Após 2,6 mil denúncias, Procon suspende atividades do Banco PAN

Decisão de paralisar as atividades tem como motivo o grande número de solicitações indevidas de empréstimo consignado. Entenda o caso!

Publicado

em

O Procon do Estado de Santa Catarina interrompeu as atividades do banco Panamericano (Banco PAN) após denúncias de que a unidade bancária concedia crédito consignado sem que o consumidor fizesse a solicitação. Ao todo, foram 2.600 denúncias que levaram à decisão administrativa cautelar, divulgada na última semana.

Leia mais: Quais requisitos um banco leva em conta para aumentar o limite do cartão de crédito?

Como explicou o órgão, a instituição só poderá retornar as suas atividades regulares após solucionadas todas as reclamações que estão em tramitação. A decisão de paralisar as atividades tem como motivo o grande número de solicitações indevidas de empréstimo consignado.

“A empresa simplesmente debita um valor na conta do consumidor, como se houvesse solicitado um empréstimo e vai descontando mensalmente da folha de pagamento, incluindo juros e encargos financeiros por uma operação que, se quer, foi autorizado”, esclareceu o Procon.

Se não cumprir com a medida, a multa diária será de até R$ 100 mil. Além disso, o banco poderá responder ainda pelo crime de desobediência, como estabelece o Código Penal.

O que diz o Banco PAN

Em reposta, a empresa declarou que está analisando a situação junto aos órgãos encarregados. Veja abaixo a nota divulgada pelo banco:

“O Banco PAN ainda não teve acesso ao teor da medida cautelar informada na reportagem, mas desde que tomou conhecimento do fato pela imprensa, está apurando junto aos órgãos responsáveis. O PAN destaca sua posição de respeito aos clientes e está à disposição em todos os seus canais de atendimento.”

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS