Economia
Após metas revisadas para 2020, comercialização de CBios atinge recorde, diz Unica
Estoque de CBios na bolsa teve alta de 1,11 milhão na primeira quinzena de setembro.
A União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) anunciou nesta quarta-feira que a comercialização de créditos de descarbonização (CBios) para distribuidoras de combustíveis no Brasil teve grande alta depois que o governo revisou as metas para 2020.
O estoque de CBios na bolsa subiu 1,11 milhão na primeira quinzena de setembro, ao passo que as negociações para as distribuidoras chegaram ao número histórico de 321,16 mil créditos no período, volume maior do que o negociado no último quadrimestre, disse a Unica.
O governo reduziu pela metade as metas para aquisição de CBios pelas distribuidoras no ano na última semana, destacando os impactos da pandemia no mercado. Dessa forma, a meta do programa que se inicia foi para 14,5 milhões de créditos em 2020, contra 28,7 milhões de antes.
“Começamos a acompanhar a movimentação do mercado de CBios motivada pela publicação das metas revisadas para o ano de 2020”, escreveu Antonio de Padua Rodrigues, diretor técnico da Unica.
Falando sobre o programa local de descarbonização, que contribui com as metas do Brasil no Acordo de Paris e dá impulso à indústria de biocombustíveis, Rodrigues acrescentou que “o importante neste momento é que o RenovaBio entre de fato em operação, tornando realidade uma das maiores políticas de descarbonização dos transportes do mundo”.
O preço médio do CBio na primeira quinzena deste mês oscilou de 19,75 reais a 24 reais, disse a Unica.
A união também informou que 657,97 mil CBios foram negociados desde o final de abril, representando 8,1% do estoque disponível. Partes obrigadas a adquirir os créditos, a distribuidoras de combustíveis compraram cerca de 94% desse total.
Desde o início do RenovaBio, em dezembro do ano passado, foi registrada a emissão de lastro para 8,54 milhões de CBios, quase 60% da meta para 2020, disse a Unica citando dados da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Cerca de 8,10 milhões de créditos estão disponíveis para negociação na B3.
O governo também propôs a compra de 24,8 milhões de CBios por distribuidoras em 2021, dando passos graduais em direção aos 90,67 milhões de créditos que devem ser atingidos em 2030..

-
Finanças18 horas atrás
Revolta familiar! Idoso deixa herança para cuidadora e caso vai parar na Justiça
-
Mundo10 horas atrás
Itália paga até R$ 600 mil para quem for morar em vilarejos; mas há um porém
-
Finanças2 dias atrás
8 táticas usadas pelos supermercados para induzir gastos maiores
-
Agronegócio22 horas atrás
5 árvores frutíferas que você deve EVITAR plantar em seu quintal
-
Automobilística2 dias atrás
Câmbio automático: devo usar D ou N ao parar no semáforo?
-
Investimentos2 dias atrás
Antes de comprar uma casa, veja 6 aspectos essenciais que você deve avaliar
-
Empresas2 dias atrás
Banco BS2 compra participação na fintech mineira Paag
-
Finanças2 dias atrás
É isto o que vendedores de carros não te contam sobre financiamento