Conecte-se conosco

Automobilística

Aprenda a garantir vida longa aos pneus do seu carro!

Poucas pessoas sabem que algumas ações dos motoristas podem impactar na longevidade dos pneus. Confira essas dicas para preservá-los.

Publicado

em

Não é novidade pra ninguém que pneus são caros e que é fundamental manter a qualidade deles, a fim de garantir a condução segura de qualquer automóvel. Mas o que poucas pessoas sabem é que algumas ações dos motoristas podem resultar na longevidade do pneu, impactando positivamente no bolso do proprietário.

Assim, viemos apresentar aqui algumas dicas que podem melhorar a durabilidade de seus pneus e fazer você economizar dinheiro.

1. Não dê arrancadas nem frenagens bruscas

Por mais prazeroso que possa ser para quem faça, além de ser proibido por lei, acaba prejudicando os pneus dos veículos. Ao sair de um sinal, é recomendado manter a aceleração constante e progressiva, evitando também frenagens bruscas. Afinal, quanto maior for o atrito dos pneus com o asfalto, maior será o desgaste deles.

2. Calibragem

Um dos procedimentos mais importantes é a calibragem dos pneus, que dá mais segurança na condução. Essa simples prática pode fazer com que milhares de motoristas economizem, já que ela faz com que os pneus durem muito mais. É recomendado que a calibração dos pneus seja feita a cada 15 dias, sempre de acordo com as instruções da fabricante.

3. Alinhamento e balanceamento

Para conservar seus pneus e deixá-los em dia, é recomendado realizar o alinhamento e balanceamento, evitando, assim, o desgaste excessivo nos pneus.

4. Rodízio

Aqui encontramos uma dica muito importante: o rodízio. A prática é muito importante para os pneus de seu veículo, pois a troca de posição dos itens de tempos em tempos acaba diminuindo o desgaste, aumentando, assim, a vida útil dos seus pneus. Mas esteja atento: também é recomendado aqui seguir as instruções do fabricante.

5. Direção defensiva

A quinta e não menos importante dica é a maneira que seu automóvel é conduzido, pois ela acaba influenciando diretamente nos pneus. Sendo assim, a recomendação é bem simples: tenha um estilo de direção mais defensivo.

Reduza a velocidade na hora de fazer curvas, pois assim exige menos esforço dos pneus, prolongando a vida útil deles também com essa direção mais assertiva.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS