Tecnologia
Descubra como é possível utilizar o WhatsApp mesmo sem internet
Precisa enviar uma mensagem urgente? Saiba como é possível utilizar o WhatsApp mesmo sem internet disponível, por meio de um servidor.
O WhatsApp é um aplicativo de mensagens instantâneas. Multiplataforma, ele permite aos usuários trocar mensagens, fazer chamadas de voz e vídeo, além de compartilhar fotos e outros tipos de arquivos.
Fundado em 2009 por Brian Acton e Jan Koum, dois ex-funcionários do Yahoo, o aplicativo foi adquirido pelo Facebook em 2014 por US$ 19 bilhões. Atualmente, é um dos apps de mensagens mais populares no mundo, sendo usado por cerca de dois bilhões de pessoas.
Todas as funcionalidades do aplicativo só são disponibilizadas por meio de conexão com internet. Porém, recentemente uma novidade foi anunciada, e o uso do aplicativo de mensagens “sem internet” promete alterar essa antiga regra.
Afinal, como utilizar o WhatsApp sem internet?
Essa funcionalidade só é possível por meio de uma conexão direta com um servidor chamado ”proxy”. Isso já está disponível para as versões mais atualizadas do WhatsApp. Confira como é possível realizar a instalação:
- Abra o app instalado no seu dispositivo e vá até a aba “Conversas”;
- Em seguida, clique no ícone dos três pontos e selecione a opção “Configurações”;
- Depois, vá até ”Armazenamento de dados”;
- Clique nas seguintes opções, nessa ordem: “Servidor proxy” > “Usar servidor proxy” > “Definir servidor proxy”;
- Em seguida, é só colocar o endereço que deseja utilizar, salvar e aguardar que apareça um tique na cor verde. Após isso, vai aparecer que a conexão foi feita e que o WhatsApp pode ser usado normalmente.
Se você não conseguir utilizar o WhatsApp, é possível que o serviço ou endereço escolhido tenha sido bloqueado. Assim, é preciso repetir o passo a passo para escolher outro endereço ou servidor.
Utilizar o WhatsApp de forma gratuita tem o intuito de evitar prejuízos com bloqueios de internet, principalmente em países com censura governamental. Foi o caso do governo iraniano, que tentou bloquear o WhatsApp devido aos protestos pela morte da jovem Mahsa Amini em um conflito policial.
O próprio WhatsApp informou que este tipo de conexão pelo servidor proxy é bastante segura.
Saiba quem foi Mahsa Amini
Mahsa Amini era uma jovem de 22 anos que foi presa pela Polícia da Moralidade na cidade do Teerã. A acusação foi o uso inadequado do véu islâmico. Dessa forma, a garota foi acusada de infringir as regras do país apenas por deixar uma mecha de cabelo aparecendo.
Acontece que dias após a prisão, a jovem faleceu. Segundo o Irã, a causa do óbito foi uma doença, mas a família de Mahsa alega que ela foi espancada, o que a levou ao coma e, consequentemente, à morte.
Assim, o governo do Irã tentou bloquear o app no país para frear a repercussão do caso, porém o WhatsApp informou que a proibição do uso afeta os direitos humanos da população.

-
Política2 dias atrás
Itália altera regras de cidadania por descendência e impacta brasileiros; veja detalhes
-
Mundo2 dias atrás
A curiosa razão pela qual cidades europeias estão dando galinhas a moradores
-
Tecnologia2 dias atrás
Pouca gente sabe que usar Starlink em prédios pode dar problema! Veja por quê
-
Empresas2 dias atrás
Stefanini reorganiza operação e aposta em crescimento com IA e aquisições
-
Empresas2 dias atrás
Marketplace da Petrobras lança API Store
-
Finanças2 dias atrás
Se você mora sozinho, também pode receber benefícios pelo Caixa Tem
-
Automobilística2 dias atrás
CNH vencida? Saiba os prazos de renovação e evite penalidades
-
Finanças2 dias atrás
Caixa Tem lança cartão sem anuidade e com limite inicial de R$ 800