Saúde
Atenção: shampoos e esmaltes podem causar diabetes
Pesquisas indicam que alguns tipos de cosméticos, como certos tipos de shampoos e esmaltes, podem estar associados a problemas de saúde como diabetes.
Em publicação no Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism, um estudo relacionou a exposição a produtos químicos encontrados em cosméticos como shampoos e esmaltes, por exemplo, com o desenvolvimento de diabetes tipo 2.
A substância chamada ftalatos também foi associada ao desenvolvimento de diversos outros distúrbios endócrinos, principalmente em mulheres, maiores usuárias de produtos estéticos, como a redução da fertilidade.
Durante o estudo com mais de 1.300 mulheres, o grupo responsável pelo acompanhamento da pesquisa chegou à conclusão de que a exposição a altos níveis de alguns ftalatos aumentou as chances de desenvolver diabetes de 30% a 63%.
Os pesquisadores envolvidos nesse estudo comemoram o passo dado na busca para entender melhor o efeito dessas substâncias no metabolismo humano e como elas têm afetado muito mais as mulheres, mas informam que mais investigações precisam ser feitas antes de baterem o martelo sobre todas as consequências de uso dos ftalatos.
Os ftalatos são muito utilizados como parte da química de produtos como sabonetes, shampoos e esmaltes, de uso muito comum e constante. Vem daí a importância de entender os danos que podem causar à regulação metabólica de quem os usa, principalmente as mulheres.
A diabetes tipo 2 é desenvolvida normalmente em situações de sedentarismo, sobrepeso, hipertensão e maus hábitos alimentares, quando a insulina produzida pelo corpo não é suficiente ou é mal aproveitada pelo metabolismo.
Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 90% dos pacientes com diabetes no Brasil têm esse tipo e a recomendação é sempre realizar o acompanhamento médico constante, já que a diabetes tipo 2 sempre está acompanhada de outras doenças.
É fundamental a busca pelo atendimento médico sempre que tiver casos na família e houver suspeita de ocorrência da doença, já que o acompanhamento e o tratamento precoce só não são mais eficazes que a sua prevenção constante.
-
Investimentos2 dias atrás
Vida na Itália: o que ninguém te conta sobre comprar casas de 1 euro
-
Finanças18 horas atrás
Com as novas regras da Receita, emprestar seu cartão de crédito pode ser um problema
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Qual é a profissão mais perigosa dos EUA? Surpreenda-se com a resposta!
-
Finanças2 dias atrás
5 hábitos para organizar suas finanças e poupar R$ 500 todos mês
-
Criptomoedas2 dias atrás
Justiça exige que investidor revele senha de carteira de Bitcoin
-
Loterias20 horas atrás
Já pensou?! Acaso no trânsito leva homem a ganhar prêmio milionário na loteria
-
Curiosidades2 dias atrás
Pesquisa revela quais são as cervejas mais amadas pelos brasileiros
-
Saúde6 horas atrás
Toar café logo cedo faz mal? Relação da bebida com o cortisol preocupa