Mercado de Trabalho
Atestado Médico: Saiba como uma 'Mensagem Secreta' pode causar demissão
Se você pegar um atestado médico, e nele estar informado o código Z76.5, é melhor tomar cuidado com as suas atitudes. Isso porque esse misterioso código possui um significado interno importante, tão importante que pode até mesmo causar a demissão por justa causa de trabalhadores.
O código Z76.5 faz parte da Classificação Internacional de Doenças (CID) e significa que alguém está fingindo ser doente, o que é chamado de simulação consciente. Esse código é usado por profissionais de saúde em atestados médicos para indicar que o paciente não apresenta nenhuma patologia, mas simula alguma doença.
O normal é que esse fingimento aconteça para evitar algum compromisso, como faltar ao trabalho, mas não receber nenhuma punição por isso. Esse tipo de conduta, no entanto, pode trazer consequências graves para o “paciente”.
Isso porque o profissional que adoece e precisa se ausentar do trabalho por um ou mais dias deve apresentar o atestado médico para não ter a ausência descontada no pagamento referente ao mês. No entanto, algumas pessoas simplesmente querem uma folga, e acabam inventando sintomas para garantir uns dias sem trabalho.
Assim, caso o médico identifique que o paciente não está sendo honesto em relação a sua saúde, ele pode se recusar a dar o atestado, ou recorrer a esse código específico do CID, que pode ocasionar até mesmo a demissão por justa causa do funcionário.
É claro que o CID Z76.5 não deve ser usado de maneira leviana ou irresponsável, pois tem efeitos severos na vida do paciente, podendo até mesmo manchar a imagem do profissional de saúde que emitiu o atestado sem ter a certeza da simulação consciente.
No entanto, o uso desse e de outros códigos deve ser feito apenas quando o paciente autoriza a informação do diagnóstico no atestado, conforme a Resolução CFM n.º 1.658/2002. Assim, o paciente tem o direito de solicitar um atestado médico, mas também tem o dever de agir com honestidade e respeito.
-
Cotidiano2 dias atrás
Nem pense em batizar seu filho assim: 100 nomes que são proibidos no Brasil
-
Tecnologia23 horas atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Tecnologia1 dia atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Finanças2 dias atrás
Dá para ganhar dinheiro com a nova IA do WhatsApp? Veja do que ela é capaz
-
Tecnologia1 dia atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp