Conecte-se conosco

Economia

Auxílio Brasil: Indenização de R$ 15 mil é liberada para mais de 1,5 milhão de pessoas. Confira se você foi contemplado!

Justiça determinou que a Caixa e outras instituições indenizem várias pessoas por conta de vazamentos de dados

Publicado

em

O Poder Judiciário comprovou que milhões de pessoas inscritas no Auxílio Brasil tiveram suas informações divulgadas ilegalmente. Em decorrência disso, foi determinado o pagamento de uma multa indenizatória de R$ 15 mil para cada um dos cidadãos prejudicados pelo ocorrido.

Portanto, um grande número de brasileiros pode ter o direito de receber esses valores. Para facilitar essa pesquisa, uma ONG chamada Instituto Sigilo, que atua na defesa dos direitos da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), criou um site que possibilita essa consulta.

No último dia 14/11 (terça-feira), a organização revelou ter atingido a marca de 1,5 bilhão de associados, um marco histórico para a instituição. Logo, espera-se que isso possa ajudar a pressionar tanto a Caixa quanto o Governo para pagar o que é devido.

Lembre-se de que essa determinação legal está, ainda, em primeira instância, de modo que as partes condenadas ainda podem recorrer. Portanto, não há garantia de que os repasses dos valores citados acima serão feitos, visto que ainda existem diversos recursos legais a serem utilizados.

Como descobrir se você pode ser indenizado

A consulta é feita através do site disponibilizado pelo Instituto Sigilo, e o processo é bastante simples, podendo ser realizado por praticamente qualquer um. No entanto, é importante salientar que, mesmo que o seu nome apareça entre os recebedores, ainda não há prazo para que as indenizações do Auxílio Brasil sejam pagas. Confira o passo a passo:

  • Acesse o site do Instituto Sigilo em https://sigilo.org.br/
  • Clique no botão “Conferir se eu tenho direito“.
  • Na seção “Caso Auxílio Brasil“, preencha seu nome completo, e-mail, CPF e telefone (é necessário preencher todos os campos sem falta).
  • Marque a opção “Li e concordo com a Política de Privacidade e Termos de Uso“.
  • Abaixo, é possível optar por associar-se ao instituto para continuar acompanhando o caso (a associação é opcional).
  • Marque a opção ‘Não sou um robô’ e selecione ‘Conferir se tenho direito‘.
  • Na próxima tela, o portal mostrará se você é elegível ou não para receber a indenização do Auxílio Brasil.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS