Conecte-se conosco

Economia

Auxílio Brasil terá cadastro de reserva para novos inscritos no programa

Pelo orçamento ainda não conseguir atender a todos, a pasta teve que fazer esse tipo de estratégia. Saiba mais.

Publicado

em

AUXÍLIO BRASIL

O Ministério da Cidadania anunciou que vai fazer uma seleção mensal para o Auxílio Brasil. De acordo com as informações do portal G1, a aprovação do ministério vai levar em consideração o Cadastro Único dos candidatos.

Veja também: Auxílio Brasil: Erros no CadÚnico podem bloquear o benefício de R$ 400

Esse método de inscrição no programa é diferente do que era feito no Auxílio Emergencial e Bolsa Família. Pelo orçamento ainda não conseguir atender a todos, a pasta teve que fazer esse tipo de estratégia para atender o máximo possível de famílias em situação de vulnerabilidade.

Isso significa que mesmo que o grupo familiar atenda aos critérios, pode ser que ela não entre no Auxílio Brasil de forma imediata. O novo benefício do governo é uma extensão do esquema de ajuda emergencial ao coronavírus realizado durante a pandemia e vai pagar R$ 400 por mês às famílias pobres até o final de 2022. Esse valor está sujeito a aprovação da PEC dos Precatórios.

É importante destacar que as famílias que estão cadastradas no Bolsa Família receberão o benefício automaticamente. Essa análise mensal será apenas para novos cadastros. As famílias que tem CadÚnico atualizado nos últimos dois anos também não precisam fazer uma nova atualização, a não ser que tenha alguma mudança nos dados pessoais e de renda.

O cadastro reserva do Auxílio Brasil vai ser atualizado todos os meses. Apenas as famílias com dados que estejam incorretos podem acabar tendo o benefício negado.

CadÚnico

O CadÚnico é gerido pelos municípios. Isso significa que cada cidade cuida diretamente do registro das famílias. Os municípios usam os Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) para fazer esse cadastro.

A pessoa interessada em fazer o registro do CadÚnico precisa levar toda sua documentação pessoal e também a documentação de todos os membros de sua família que moram com ela. Além disso, é necessário levar um documento que comprove sua renda, mesmo que a pessoa esteja desempregada.

Famílias com menores de idade devem levar também documentos referentes a frequência escolar das crianças e adolescentes.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS