Conecte-se conosco

Saúde

Avanços na terapia celular mostram resultados promissores contra o câncer de sangue

Terapia celular desenvolvida pela Janssen apresenta resultados promissores na luta contra o câncer de sangue.

Publicado

em

câncer

O avanço da ciência médica e dos tratamentos oncológicos tem proporcionado esperança e resultados promissores no combate ao câncer. Entre esses avanços, a terapia celular surge como uma abordagem revolucionária, oferecendo novas perspectivas para pacientes com câncer.

Nessa busca por novas buscas por tratamentos, cientistas experimentam a eficácia da terapia celular CAR-T Cell cotra o mieloma múltiplo, um tipo de câncer que afeta as células da medula óssea.

Os voluntários que receberam o medicamento ‘vivo’ iltacabtageno autoleucel (Carvykti), apresentaram uma redução do risco de progressão da enfermidade em 74%. Em outros pacientes o efeito da medicação chegou a contribuir com a remissão completa.

O Cartituide-4 está sendo desenvolvido pela Janssen e a pesquisa está na fase 3 de testes para a terapia celular contra o mieloma múltiplo. Os resultados dessa etapa de pesquisa devem ser publicados em breve em revista de comunidade científica.

A terapia CAR-T envolve a coleta de células T do próprio paciente, que são células do sistema imunológico responsáveis por combater infecções e doenças.

Essas células T são então modificadas geneticamente em laboratório para expressar um receptor de antígeno quimérico (CAR) específico, projetado para reconhecer e atacar células cancerígenas.

O foco da Janssen nessa pesquisa tem sido o mieloma múltiplo, pois nessa doença, as células plasmáticas malignas se multiplicam descontroladamente, interferindo na produção de células sanguíneas saudáveis, tornando os casos praticamente incuráveis atualmente.

O mieloma múltiplo é caracterizado pela formação de tumores nas áreas da medula óssea que resultam na produção excessiva de proteínas anormais. Essas proteínas podem causar danos aos órgãos e tecidos do corpo, além de interferir no funcionamento normal da medula óssea.

A pesquisa do Cartitude-4 contou com o recrutamento de 419 pacientes acometidos da mieloma múltiplo. Os voluntários selecionados foram acompanhados pelos cientistas durante 16 meses, no qual, metade dos pacientes receberam a terapia CART-T Cell. Esses apresentaram uma redução significativa de 74% do risco de crescimento ou propagação do câncer.

Outra boa notícia é que o novo tratamento da Janssen já recebeu aprovação para uso no Brasil. O aval foi dado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em abril de 2022, direcionando a terapia CART-Cell para aqueles pacientes que não respondem mais a tratamentos padrões.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade

MAIS ACESSADAS