Conecte-se conosco

Bancos

Banco Original, em parceria com Matera, aperfeiçoa análise de crédito

Avaliação do risco de crédito é essencial para instituição financeira compreender hipótese de perdas financeiras, por meio dos contratos firmados.

Publicado

em

Banco Original

O Banco Original, em parceria com a empresa de tecnologia voltada ao mercado financeiro e gestão de riscos, Matera, passará a utilizar a solução de Demonstrativo de Limites Operacionais (DLO), na análise de crédito. O DLO é fundamental para compartilhar dados com o Banco Central do Brasil (BC).

A avaliação do risco de crédito é essencial para instituição financeira compreender qual é a chance de perdas financeiras, por meio dos contratos firmados. Como regulador, o BC possui a função de consultar as informações de balanço e posições em aberto, para verificar se o capital da instituição faz frente aos diversos riscos incorridos pelas colocações, o denominado DLO. 

Desse modo, as soluções tecnológicas e de gestão de riscos podem favorecer o processo com o intuito de conceder mais segurança e eficácia para as instituições. Uma gestão de riscos eficiente necessita de uma equipe preparada, assim como de ferramentas que ajudam na tomada de decisões, contribuindo para novos modelos de negócios e expansão das instituições.

“O Banco Original tem em seu DNA a inovação e o objetivo de liderar discussões de temas e condução de projetos que mudem o status quo do sistema financeiro brasileiro. A parceria com a Matera está alinhada com esses valores, uma vez que permite uma gestão eficiente e a digitalização de processos internos importantes”, diz o Superintendente de TI do Banco Original, Luiz Henrique.

Ainda antes de fazer parte integral do grupo Matera, o serviço já dispunha de resultados positivos. Porém, quando houve a aquisição oficial pela empresa, foi explícito o aperfeiçoamento da plataforma e tecnologia. “Houve uma atualização que melhorou consideravelmente o tempo de processamento, que passou de horas para minutos”, afirma o diretor de riscos da Matera, Alexandre Oliveira.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS