Conecte-se conosco

Saúde

Bateu aquela fome? Aproveite para se deliciar com a benéfica tapioca!

Conheça os benefícios desse alimento feito com amido de mandioca, isento de glúten e aproveite essa opção fitness no seu dia a dia.

Publicado

em

Certamente, você já comeu ou ouviu falar da famosa farinha de tapioca, certo? Feita com amido de mandioca, o farináceo é aquecido e levemente derretido em uma frigideira para formar uma crosta que pode ser usada como crepe. Os principais macronutrientes da mandioca são os carboidratos.

Nos últimos anos, essa comida brasileira por excelência ganhou atenção por ser isenta de glúten. Como resultado, a farinha de tapioca tem sido amplamente utilizada como alternativa para substituir o clássico pão.

Dessa forma, a farinha de tapioca é rica em amido, que é uma ótima fonte de carboidratos, importantes para a função cerebral. Reduzir a ingestão de carboidratos afeta a produção de serotonina, um neurotransmissor que pode afetar o humor e o bem-estar.

A tapioca contém zinco e potássio, além de possuir alto índice glicêmico e cargas glicêmicas, que é a quantidade de glicose nos alimentos, enquanto o índice glicêmico é a taxa na qual a glicose entra no corpo.

Se o corpo está produzindo excesso de insulina, ele precisa aumentar a quantidade desse hormônio para desempenhar sua função. Isso sobrecarrega o pâncreas, responsável pela produção da insulina que causa o diabetes tipo 2. Por isso, a tapioca não é recomendada para pessoas com diabetes ou pré-diabetes.

Mas além dos benefícios citados acima, quais as vantagens de inserir a tapioca na sua dieta?

Benefícios da tapioca

  1. É considerada fonte de energia rápida e prática para o corpo;
  2. Esta é uma ótima opção para quem está iniciando uma atividade física vigorosa, pois fornece energia;
  3. Esta é uma ótima opção para pessoas com intolerância ao glúten, pois não possui essa substância.

Como consumir?

Como a mandioca possui poucos nutrientes, é importante adicionar fontes de fibras e proteínas a ela. Boas opções de fibra são sementes de chia, aveia, sementes de linho e sementes de gergelim que podem ser adicionadas à massa. Para recheios, atum, frango desfiado, ovos e queijo branco são boas opções.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS