Saúde
Beleza perigosa: conheça as flores que podem desencadear alergias
Há quem tenha alergia a flores, há quem seja apenas sensível a elas. Para se precaver de reações desagradáveis, evite interagir com estas 6 espécies.
Você é uma pessoa sensível a alergias? Certamente você deve estar mais consciente das interações com flores e outras substâncias que possam causar reações em você.
É claro que a maior parte das flores é inofensiva aos humanos, então devemos nos preocupar somente com aquelas que liberam quantidades significativas de pólen no ar.
O pólen é uma partícula liberada pela planta durante o processo reprodutivo, mesmo que contem com a ajuda de agentes polinizadores, como as abelhas. No entanto, essa partícula pode causar irritações em pessoas alérgicas, como coceira nos olhos e espirros.
Quais flores causam alergias?
Pessoas alérgicas ou mais sensíveis devem evitar o contato com algumas flores. Mas não se preocupe, vamos te informar quais são elas.
Lírio
Imagem: Shutterstock
Essa bela flor é, com certeza, um “não” para aqueles que são alérgicos. Isso porque ela é uma fonte comum de alergia ao pólen. Por mais que sua beleza e aroma encantem, o seu pólen será transportado pelo ar, desencadeando reações alérgicas.
Rosa
Reprodução: Freepik
De forma geral, as rosas em seu processo reprodutivo contam com a ajuda de insetos para fazer a polinização, no entanto, ainda assim, podem soltar partículas no ar, o que poderá trazer sintomas alérgicos. Então, cuidado na hora de presentear aquela pessoa sensível.
Girassol
Reprodução: Freepik
Essa bela flor, que cada vez mais vem agradando os clientes das floriculturas devido a sua aparência imponente, pode causar alergias, principalmente quando a sua floração está em seu auge.
Copo-de-leite
Reprodução: Freepik
Essa flor maravilhosa pode ser encontrada em jardins e até mesmo em arranjos de flores. No entanto, dentre todas as flores dessa lista, esta é a que você deve ter mais cuidado, pois ela pode desencadear não apenas a alergia ao pólen.
Essa flor contém oxalato de cálcio, que, em contato com a pele, pode causar dermatite e irritação em pessoas mais sensíveis. Mas não acaba por aí! O contato com a seiva dessa planta pode vir a causar vermelhidão, erupções cutâneas e coceira. O nível da reação alérgica pode vir a variar de pessoa para pessoa.
Margarida
Reprodução: Freepik
Essa flor é muito comum, e com certeza você já a viu em algum arranjo, mas se o pólen costuma te despertar alergia, essa com certeza é uma das que você deve evitar, já que as margaridas liberam uma quantidade muito grande de pólen no ar.

-
Artigos1 dia atrás
Para quem fica a herança de um solteiro que não teve filhos?
-
Saúde1 dia atrás
Abstinência pura! Saiba o que acontece no corpo de quem abandona o açúcar
-
Tecnologia1 dia atrás
Saiba como evitar as ‘ligações mudas’ de telemarketing invasivo
-
Política2 dias atrás
Você sabia que o idioma oficial dos Estados Unidos NÃO era o inglês?
-
Economia7 horas atrás
Homem de 67 anos perde aposentadoria por mero detalhe e caso repercute
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
‘Ghosting’ no trabalho é nova tendência entre jovens da geração Z
-
Bancos2 dias atrás
Quais bancos oferecem tag de pedágio gratuita aos clientes?
-
Economia2 dias atrás
Qual país tem a maior reserva de ouro do mundo? Confira o top 5