Conecte-se conosco

Tecnologia

Bill Gates sobre o avanço das IAs: ‘Você nunca mais vai acessar a Amazon’

Fundador da Microsoft expôs a visão durante evento ocorrido em São Francisco, na Califórnia. Ele aposta, ainda, na ascensão de startups.

Publicado

em

O cofundador da Microsoft, Bill Gates, deu alguns palpites, nessa segunda-feira (22), sobre os avanços da inteligência artificial. A visão dele sobre o tema está diretamente ligada ao futuro de companhias gigantes do mercado tecnológico, como Google e Amazon.

Para Gates, o aprimoramento da tecnologia e dos sistemas de IA, que ainda têm grande potencial de crescimento, podem significar o fim das sites de busca e das compras on-line. “Você nunca mais vai acessar a Amazon ou uma página de busca“, exemplificou.

A visão do bilionário foi noticiada pela agência Reuters. De acordo com a notícia, Bill Gates aposta que a concorrência e a disputa crescente pela inteligência artificial vai deslanchar em uma tecnologia de ponta, capaz de substituir os sites de busca, de produtividade e de compras on-line.

Participação da Microsoft

Essa possível revolução das IAs foi apontada por Gates durante o AI Forward 2023, um evento que aconteceu em São Francisco, nos Estados Unidos, e que foi organizado pela Goldman Sachs e SV Angel.

O empresário disse, ainda, que ficaria desapontado se a Microsoft não participasse ativamente dessa disputa, embora ele acredite que haja 50% de chances de que a principal companhia a emergir nesse cenário seja uma startup.

Uma das empresas novas que impressionou Gates foi a Inflection AI, cofundada por Reid Hoffman. Os EUA vive um momento de proliferação de companhias e fortalecimento de setores de desenvolvimento de IAs.

Vale lembrar que a Microsoft participou como investidora e apoiou a criação do ChatGPT pela OpenAI. O chatbot lançado no final do ano passado movimentou o mercado e provocou verdadeira corrida entre as empresas do setor.

Disputa

Hoje, poucos meses depois do surgimento oficial do ChatGPT, já existem algumas novas ferramentas disponíveis, resultado direto do aumento de interesse e da concorrência acirrada.

A própria Microsoft implantou o BingAI, com o uso do GPT-4, que é o sistema utilizado pelo ChatGPT, e vive, ainda, um momento de integração dos seus mais diversos aplicativos com a inteligência artificial para criar um ecossistema.

O Google também anunciou, neste mês, a chegada do Bard, que também é uma opção de IA generativa, capaz de realizar buscas e pesquisas, conforme o solicitado pelo usuário.

A velocidade do setor e a recorrências de novos anúncios só nos levam a ter uma certeza: outras ferramentas e aprimoramentos da inteligência artificial devem surgir em breve.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com especialização em Comunicação Digital, e que trabalha há 14 anos como repórter e redator

Publicidade

MAIS ACESSADAS