Conecte-se conosco

Tecnologia

Bing da Microsoft lança novos recursos de IA e se assemelha ao Google

Buscador da criadora do Windows usa inteligência artificial para oferecer resultados de pesquisas mais contextualizados e aumentar usuários

Publicado

em

A Microsoft lançou duas novidades relacionadas ao Bing Chat, buscador que utiliza sistema de inteligência artificial, que devem dar mais qualidade e contexto aos resultados das pesquisas.

Com as novas funcionalidades, ele se aproxima do que o Google oferece hoje. Uma delas é o Knowledge Cards 2.0, que deve funcionar como uma espécie de “Painéis de Conhecimento”, e a outra é a função “Stories”.

Ambas são operadas por IA, mais especificamente pelo GPT-4, que é novo sistema operacional do ChatGPT, lançado recentemente pela OpenAI.

Cartões do Conhecimento

A opção Knowledge Cards 2.0 vai aparecer no lado direito da página de resultados do Bing e terá a função de proporcionar resultados mais aprofundados sobre os tópicos pesquisados.

Ao contrário do Google, que geralmente extrai dados dos sites, a Microsoft desenvolveu o sistema para gerar resultados a partir da inteligência artificial.

Pode ser que surja alguns erros na fase inicial, mas a empresa aposta no aprimoramento contínuo, a partir dos feedbacks enviados pelos usuários.

Função Stories no Bing?

A parte inédita do anúncio e que deve surpreender os internautas é o uso de “Stories” para acompanhar as caixas de texto. O Bing poderá, por exemplo, exibir imagens, vídeos e textos para adicionar ainda mais contexto ao resultado.

O Google possui algo semelhante, mas que é exibido no celular, somente. Ele é associado aos sites e depende muito da própria página buscada, pois ela precisa produzir conteúdo neste formato.

A Microsoft não informou ainda, claramente, se a ferramenta criada pela empresa estará disponível somente para celular ou se contemplará também desktops. A vantagem é que o conteúdo será todo automatizado por IA.

Quando começa?

Nesse primeiro momento, a função Knowledge Cards 2.0 será exibida em português, inglês, francês, japonês, alemão, espanhol, russo, holandês, italiano, polonês e árabe.

O plano futuro da empresa é expandir os idiomas habilitados, conforme o aprimoramento da tecnologia. A liberação dela para os usuários começará a partir desta semana, de maneira gradual.

Se você é usuário do Bing e ainda não foi contemplado, aguarde até a efetiva implementação. A previsão é que seja rápida a liberação para todos, assim como ocorreu com o ChatGPT.

Planos futuros

O surgimento das novas ferramentas demonstra que a Microsoft não está empenhada apenas em criar um chatbot, e pronto. O planos são ainda maiores.

A empresa tem o objetivo, em médio prazo, de entregar uma solução similar ou ainda mais completa que o Google., cuja inteligência artificial nessa área (o Bard) ainda está em fase de testes.

O avanço da criadora do Windows na aplicação de IAs rendeu um aumento significativo de usuários nos últimos dois meses.

Não é nada que ameaça a liderança do Google, neste momento, mas com certeza é uma tendência que deve ser avaliada como risco futuro.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com especialização em Comunicação Digital, e que trabalha há 14 anos como repórter e redator

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS