Conecte-se conosco

Perfis

Kamala Harris: Mulher negra e vice-presidente dos Estados Unidos

Neste artigo você vai descobrir fatos da interessante trajetória de Kamala Harris: mulher, negra e a primeira vice-presidente dos Estados Unidos.

Kamala Harris

Em pouco mais de oito meses do resultado das eleições presidenciais americanas, a figura de Kamala Harris já se tornou bastante comentada mundialmente. Mas, você conhece a história da primeira mulher e primeira negra a exercer a função de vice-presidente dos Estados Unidos? Então, confira neste artigo toda a trajetória dela até alçar voo para um dos postos mais importantes do país.

Origens

Os pais de Kamala Harris são imigrantes – a mãe é indiana-americana e o pai jamaicano – e sua infância foi feliz, bem como tranquila na Oakland dos anos 1960, apesar do divórcio deles.

Kamala e sua irmã Maya tiveram grande influência intelectual da mãe, isto é, uma pesquisadora de câncer de mama que ensinou a suas meninas a importância de se emancipar, de cultivar sonhos e de lutar para realizá-los. Esses ensinamentos fizeram bastante diferença em suas trajetórias, além disso, vamos descobrir mais da influência da matriarca Harris. O passado militante da progenitora como manifestante pacífica contra a Guerra do Vietnã, bem como sua postura assertiva frente ao mundo, moldou o caráter das filhas.

Vida escolar e acadêmica

O primário e secundário de Kamala foram completados no Canadá. A mãe assumiu um cargo como pesquisadora em Quebec, então, a formação escolar da futura vice-presidente se deu toda em terras canadenses. A volta para os Estados Unidos aconteceu simultaneamente ao ingresso no ensino superior.

Cursos

Primeiramente, a jovem Kamala se dedicou aos estudos de política e economia na Universidade Howard na capital do país, Washington. Na ocasião se graduou nessas duas áreas e assim, pode se dedicar ao campo de estudo que realmente estava interessada: o Direito. Desse modo, integrou-se no curso da Faculdade de Direito de Hastings da Universidade da Califórnia em 1989 e de lá só saiu como Doutora em Direito (Juris Doctor).

Faculdade

A atuação da jovem Kamala na vida acadêmica continuou admirável, além disso, ela integrou associações de estudantes no período. Chegou a integrar a fraternidade Alpha Kappa Alpha na Howard University e foi presidente do Black Law Students Association na Universidade da Califórnia.

Vida profissional

Após a formação em direito, o passo seguinte foi buscar a admissão na Ordem dos Advogados da Califórnia. A primeira tentativa não logrou êxito, mas logo em seguida ela conseguiu seu objetivo e ingressou na Ordem no ano de 1990. Era só o início de uma história de muito sucesso.

Biografia Kamala Harris

Biografia Kamala Harris

Posteriormente ela atuou como procuradora-geral adjunta do Condado de Alameda até o ano de 1998. Se destacando bastante na atividade e afirmando sempre seu contentamento por trabalhar num ambiente de tomada de decisões, já indicando desde cedo uma inclinação para o trabalho ligado à comunidade e a política.

Não demorou para que ela se filiasse ao Partido Democrata e se testasse em desafios cada vez maiores. Em 2004, Kamala tomou posse como Procuradora de São Francisco, tornando-se com isso a primeira negra a se tornar procuradora de um distrito em toda a história da Califórnia. Seu desempenho foi tão satisfatório que lhe rendeu uma reeleição ao cargo, apesar das críticas internas por sua assertividade.

Uma de suas propostas, colocada em prática durante o mandato, foi oferecer a traficantes com uma única passagem pela polícia a opção de estudar e finalizar o ensino médio e pleitearem uma vaga de trabalho. A iniciativa beneficiou aproximadamente 300 pessoas.

Outra realização notável da procuradora foi a criação de uma divisão específica para enfrentar crimes de ódio, sobretudo, aqueles cometidos contra crianças e adolescentes LGBT nas escolas de São Francisco. Assim, se colocou em defesa das minorias menos assistidas e reafirmou sua predisposição a lutar por pautas de esquerda.

Curiosidade

A vice-presidente Kamala Harris é a terceira mulher na história dos Estados Unidos que encarou o desafio de concorrer a esse posto. Ela também chegou a se candidatar para a presidência do país, mas desistiu em dezembro de 2019. Sem dúvidas a determinação desta mulher em alçar grandes voos foi recompensada.

Vida pessoal

De maneira geral, Kamala sempre manteve sua vida pessoal longe dos holofotes. Porém, num momento em que assume um cargo com tanta notoriedade, a vice-presidente ganha também a atenção de todos, vira notícia.

Histórias da infância

A origem do nome Kamala é sânscrita e significa ‘flor de lótus’. As irmãs Harris tiveram uma infância movimentada tendo pais ativos politicamente e convivendo numa vizinhança majoritariamente afro-americana. As meninas chegaram a integrar um coro na igreja batista nessa época.

Kamala adolescente

A fase da adolescência foi vivida no Canadá. Ela aliviava um pouco a saudade de seu país acompanhando a carreira de seus ídolos, Diana Ross, por exemplo. O gosto pela disco music e pela dança levaram a jovem Kamala a integrar um grupo de dança que ficou conhecido como Midnight Magic.

Alpha Kappa Alpha

Na temporada em que estudou na Universidade, Kamala fez parte da fraternidade Alpha Kappa Alpha. As fraternidades são grupos que reúnem estudantes organizados por regras de conduta e preceitos de lealdade. As memórias desse período são muito importantes para a vice-presidente, e se igualam à sua participação na equipe de debate. Desde cedo, a oratória foi uma de suas predestinações.

Mulheres Harris

Viver com a mãe e a irmã no Canadá moldou a personalidade de Kamala. O exemplo empoderado dentro de casa influenciou sobremaneira a direção na qual ela, sua irmã e suas sucessoras escolheriam definir suas próprias carreiras: com determinação e sem medo. Maya Harris, a irmã, também atua na área jurídica e é analista política; a sobrinha Meena é empresária, escritora e também advogada. O livro “A grande ideia de Kamala e Maya” escrito por Meena é inspirado em aventura da infância da tia e da mãe, Kamala e Maya respectivamente.

Casamento tardio

Solteira aos 40, Kamala sempre preservou sua intimidade. Ao chegar na corrida presidencial esse comportamento reservado começou a perder a razão de ser. Logo as circunstâncias do seu relacionamento com o advogado Douglas Emhoff vieram a público. Eles se conheceram num encontro às cegas, se apaixonaram e se casaram em menos de um ano.

A cerimônia aconteceu no tribunal de Santa Bárbara, na Califórnia, e Maya Harris foi a celebrante a oficializar a união.

Trajetória política

Depois das experiências em cargos públicos como procuradora, Kamala alcançou outro patamar ao se eleger senadora pelo Partido Democrata no ano de 2017. Na sequência, o sonho do cargo presidencial foi perseguido e ela disputou as primárias do partido no intuito de ficar mais perto do objetivo. Desistiu da disputa em 2019, mas não de ocupar a Casa Branca como sabemos atualmente.

Um ano depois desse episódio, Joe Biden selecionou o nome de Harris para ser vice em sua chapa presidencial. Apesar das discordâncias entre eles e seus posicionamentos, a união foi bem no pleito e Biden-Harris foram populares nas redes sociais e também nas urnas.

Entrando para a história

Sendo uma mulher no mundo de hoje a vice-presidente enfrentou diversos desafios, bem como obstáculos por toda a vida. Sendo negra, filha de imigrantes e de origem asiática o nível de dificuldade foi ainda maior.

Ao assumir a vaga de segunda pessoa mais poderosa do país, a primeira mulher a finalmente ocupar esse espaço em centenas de anos, Kamala Harris escreveu seu nome na história mundial. Ou seja, um grande feito que coroa uma vida de vitórias e podendo até ser o início de conquistas ainda maiores.

A maior inspiração de mulheres e meninas

Alcançar uma posição com tanta notoriedade torna a figura de Kamala uma grande inspiração, não apenas para meninas e mulheres americanas, mas também serve de incentivo para a atuação feminina no mundo inteiro.

O seu discurso de posse viralizou na internet justamente por enfatizar a importância de ocupar espaços sendo mulher, mesmo enfrentando os empecilhos de um mundo predominantemente machista. Ao afirmar ser a primeira mulher a assumir a vice-presidência, mas não a última ela injetou ânimo em todas as mulheres que sonham em ter destaque em suas áreas de trabalho. É uma razão para acreditar.

O momento de colocar a preparação a prova

Ao se eleger no final de 2020, Kamala chegou ao ponto da carreira para o qual esteve se preparando a vida inteira. Realmente um ponto alto, mas não o último. Se depender das projeções ela ainda vai muito mais longe.

Casa Branca

Sua atuação no governo tem sido pensada para ir além das pautas de representatividade. A vice-presidente tem liderado várias negociações em que possui grande habilidade, bem como sensibilidade para tratar: o caso da imigração e o acesso ao voto são dois deles.

Joe Biden

O presidente Joe Biden é um grande admirador da personalidade de Kamala Harris e não à toa a escolheu para integrar sua chapa. O mandato tende a estreitar ainda mais as relações de confiança e cumplicidade entre eles.

E você, o que achou da biografia de Kamala Harris? Os prognósticos apontam que sua candidatura à presidência dos Estados Unidos é certa já que Joe Biden já declarou que não disputará a reeleição. Em caso de confirmação, então Harris seria eleita a primeira presidente na história do país. Isto é, uma conquista sem precedentes e digna de documentação histórica.

Gostou desse artigo? Você pode ter acesso a muito mais clicando aqui!

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS