Economia
Bolsa Família e CadÚnico: Prorrogação da suspensão dos processos é confirmada
Procedimentos do Bolsa Família e do CadÚnico voltam a ser suspensos para evitar aglomerações e conter a disseminação da Covid-19.
Os procedimentos do Bolsa Família e do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) continuam suspensos por decisão do Ministério da Cidadania. De acordo com a portaria publicada na última quarta-feira, 28, a prorrogação tem como finalidade evitar aglomerações e impedir a disseminação da Covid-19.
A resolução considera a proteção de famílias beneficiárias do programa Bolsa Família, bem como dos cidadãos que trabalham em unidades de cadastramento.
Leia mais: Novo Bolsa Família terá o ‘maior valor possível’, diz ministro
Ficou determinada a suspensão de processos de averiguação e revisão cadastral por mais 180 dias. Serão adiadas repercussões previstas no Bolsa Família, na Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) e no Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC).
Os efeitos decorrentes do descumprimento das regras Bolsa Família (PBF) estão suspensos pelo prazo citado, bem como as medidas de bloqueio dos pagamentos a beneficiários sem informações sobre o acompanhamento das regras do programa.
Impactos
A portaria também determina a suspensão das ações de administração de benefícios do Bolsa Família enquanto o auxílio emergencial estiver vigente. Não será possível realizar alterações cadastrais durante o período.
Outro procedimento suspenso é o de verificação e tratamento dos casos de famílias compostas por doadores de recursos financeiros. Isso se aplica a quem atua em campanhas eleitorais, concorre a cargos eletivos, dentre outros casos.
Essa é mais uma suspensão dos processos do Bolsa Família e do Cadastro Único. Em março de 2020, a pasta da Economia decidiu por uma pausa de 120 dias, tendo prorrogado a medida por mais 180 dias em junho. A última prorrogação veio em janeiro de 2021, com a suspensão por mais 90 dias.

-
Bancos2 dias atrás
Crise à vista? Santander fecha agências e demite centenas de funcionários
-
Imposto de Renda - IRPF1 dia atrás
Nova tabela do Imposto de Renda é aprovada na Câmara e teto para isenção sobe
-
Tecnologia1 dia atrás
Seu PC virou uma ‘carroça’? Pode ser culpa da última atualização do Windows
-
Empresas1 dia atrás
Netflix por R$ 14,99? Veja quanto seria o valor da assinatura hoje, corrigido pela inflação
-
Empresas1 dia atrás
Por que o McDonald’s está sendo boicotado? Spoiler: motivo não envolve comida
-
Bancos2 dias atrás
Fim do papel? Banco do Brasil inova com comprovantes digitais via WhatsApp
-
Economia1 dia atrás
Tem dívida com a Caixa? Não pague sem antes ver essa condição de até 90% de desconto
-
Tecnologia11 horas atrás
É propaganda enganosa? Imagens criadas por IA em anúncios do iFood geram debate