Conecte-se conosco

Agronegócio

Saiba porquê a vitamina B12 é essencial para o organismo

Ela está envolvida na formação das células sanguíneas e atua sobre o sistema nervoso, ajudando na formação dos neurônios.

Publicado

em

A vitamina B12, também conhecida como cianocobalamina, é um composto de extrema importância para o organismo, vez que, está envolvida na formação das nossas células sanguíneas e na atuação direta sobre o sistema nervoso, ajudando na formação dos neurônios.  Desse modo, consumir alimentos ricos em vitamina B12 é imprescindível para a boa saúde.  Sendo assim, confira a lista de alimentos ricos nesse composto e adicione na dieta o quanto antes!

Ovos

O ovo é considerado um superalimento, devido seu alto valor nutricional. São ricos em cobalamina e vitamina B12 e o ideal é consumir cozido. Além disso, o ovo tem ótimas quantidades de vitamina A, vitamina E e minerais, como selênio, zinco, cálcio e fósforo, oferecendo diversos benefícios para a saúde, como, prevenção da diabetes e de doenças cardiovasculares, e diminuição do risco de osteoporose.

Peixes

Espécies tanto marítimas quanto de rio são ricas em vitamina B12. Além de saborosa, a carne de peixe é uma das mais benéficas para a saúde, além de ser a mais magra. O alimento possui ainda proteínas, vitaminas, minerais e alto teor de ômega 3.

Carne bovina

As carnes bovinas são ricas em minerais e vitaminas lipossolúveis. Além disso, ainda contam com uma enorme quantidade de ferro, zinco e as vitaminas B6 e B12.

Laticínios

Suprem até 38,5% da ingestão diária da vitamina B12 no nosso corpo. Os laticínios fornecem nutrientes essenciais para a saúde e manutenção do organismo, possuindo cálcio, vitamina D e proteínas, e seu consumo está relacionado, principalmente, à melhora da saúde óssea.

Cereais fortificados

São fonte de fibras, vitaminas, entre elas, a B12, e minerais, como folatos e selênio5. Graças a seu fornecimento de fibras, os cereais podem ajudar a melhorar o trânsito e cuidar da flora intestinal e ainda reduzir os níveis de açúcar.

Por fim, vale ressaltar que a deficiência de vitamina B12 pode resultar em anemia, fadiga, estomatite (aftas), sensação de ardência na língua, formigamentos, fraqueza nas pernas, câimbras, depressão, falha de memória e até mesmo quadros mais graves de déficit motores e demências em casos mais avançados e não tratados.  Então, cuide da sua saúde se exercitando e se alimentando da melhor forma possível! 

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS