Empresas
Braskem: MPF pede construção de novo hospital de saúde mental em Maceió
Para assegurar atendimentos psicossociais.
Após o único hospital psiquiátrico público de Alagoas ser afetado pelo afundamento do solo causado pela exploração do sal-gema em Maceió, a Braskem (BRKM5) e o Estado tornaram-se alvos de uma ação civil pública movida pelo Ministério Público Federal (MPF). O objetivo é assegurar a continuidade dos atendimentos psicossociais sem expor funcionários e pacientes a riscos.
Na referida ação, o MPF requer que a Braskem tome as medidas necessárias para a construção de um novo Complexo de Saúde Mental, assumindo os serviços prestados pelo Hospital Escola Portugal Ramalho, afetado pelo afundamento do solo. Esta unidade de saúde está vinculada à Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas.
Os procuradores, defensores e promotores envolvidos na ação argumentam que houve tentativas de realocação do hospital, mas que estas não foram concretizadas. Além disso, destacam que o Estado de Alagoas não tomou providências adequadas, dificultando a realização da obra, sem apresentar justificativas técnicas.
Braskem (BRKM5)
Segundo a ação, o atraso na construção da nova unidade agrava a situação precária da rede de atenção psicossocial no estado e aumenta o risco de colapso do hospital, justificando assim a necessidade de uma intervenção urgente.
Questionada pela reportagem, a Braskem informou que continua em discussões para viabilizar a realocação definitiva do Hospital Portugal Ramalho. A empresa afirmou que está apoiando a construção de uma nova unidade, mesmo sem um acordo firmado, e também contribuindo para a recuperação das estruturas do imóvel afetado.
Até o momento, a Procuradoria-Geral de Alagoas e a Universidade de Ciências da Saúde não se pronunciaram sobre o assunto.
A companhia
A Braskem é uma empresa brasileira, considerada uma das maiores produtoras de resinas termoplásticas das Américas e a maior produtora de resinas termoplásticas das América Latina. Fundada em 2002, é uma das principais petroquímicas do mundo e atua na produção de uma ampla gama de produtos petroquímicos, como polietileno, polipropileno e PVC, utilizados em diversos setores industriais, como embalagens, automotivo, construção civil, entre outros.
A empresa tem operações em diversos países, incluindo Brasil, Estados Unidos, Alemanha e México, e possui uma significativa participação no mercado global de petroquímicos. A Braskem também está envolvida em iniciativas de sustentabilidade e responsabilidade social, buscando reduzir o impacto ambiental de suas operações e contribuir para o desenvolvimento sustentável das comunidades onde atua.
(Com Agência Brasil).
-
Cotidiano2 dias atrás
Nem pense em batizar seu filho assim: 100 nomes que são proibidos no Brasil
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Tecnologia1 dia atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Finanças2 dias atrás
Dá para ganhar dinheiro com a nova IA do WhatsApp? Veja do que ela é capaz
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp