Conecte-se conosco

Agronegócio

Cacto rabo-de-rato: saiba como cultivar essa espécie no seu jardim

Conheça dicas e técnicas para realizar o plantio dessa espécie versátil e pouco exigente com relação aos cuidados.

Publicado

em

Você já ouviu falar do cacto rabo-de-rato? Nativo do México, de nome científico Disocactus flagelliformis, é uma suculenta de clima tropical, que geralmente floresce na primavera. Essa planta é muito resistente e requer poucos cuidados.

O cacto rabo-de-rato possui caules longos e finos de 1,5 metro de altura. Durante o verão, suas folhas de tom avermelhado e forma de funil surgem e permanecem abertas por alguns dias.

Além disso, o rabo-de-rato é um dos cactos mais populares do mundo atualmente. De fato, sua estrutura espinhosa e fina se diferencia de outras espécies.

Em termos de estrutura, seu caule emerge da base e é inicialmente ereto, mas depois se torna pendular. Neste caso, esta é a maior diferença para o cacto rabo-de-macaco.

Veja agora, algumas dicas e técnicas para o plantio e cultivo do cacto rabo-de-rato.

Reprodução: freepik

Dicas e técnicas de como plantar o rabo-de-rato

Após o plantio, o processo de enraizamento é muito rápido. Portanto, essa espécie é ideal para cultivo em vasos suspensos e jardins verticais. Para iniciar o plantio, é necessário:

  • Muda de rabo-de-rato;
  • 1 vaso de 15 a 20 centímetros;
  • Terra fértil;
  • Pedras de argila.

Preparo do solo

O solo arenoso é recomendado para o plantio. Coloque pedras no fundo do vaso e, em seguida, adicione um pouco de terra fertilizada. Adicione a muda ao vaso e cubra a raiz inteira com mais terra. Por fim, despeje um punhado de areia sobre o solo.

Ao realizar o plantio, cultive-o em um lugar com meia sombra, com exposição ao sol apenas parte do dia. Além disso, sua rega deve ser feita em intervalos, de forma espaçada e sempre após a secagem do solo. Entretanto, não há necessidade de encharcar o solo.

Temperatura e rega

Apesar de ser um cacto, a espécie rabo-de-rato não tolera temperaturas muito baixas, portanto, mantenha a planta dentro de casa e regue com moderação quando estiver frio. Sempre que possível, remova os caules amarelados da base para estimular o crescimento mais saudável do caule.

Além disso, o cacto rabo-de-rato é muito sensível a pragas como pulgões e cochonilhas. Então, quando você notar infestação desses insetos, leve suas plantas para uma área bem ventilada e bem iluminada e use um inseticida para se livrar deles.

Agora que você já sabe como realizar o plantio e cultivo, que tal colocar a mão na terra?

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS