Política
Câmara aprova incentivo para fabricação de veículos menos poluentes
Trata-se do Projeto de Lei 914/24.
A Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 914/24, que institui o Programa Mobilidade Verde e Inovação (Mover). O projeto visa a promover soluções tecnológicas e a produção de veículos com menor emissão de gases do efeito estufa, oferecendo incentivos financeiros de R$ 19,3 bilhões em cinco anos e redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).
O texto aprovado segue agora para o Senado. Ele foi elaborado a partir do substitutivo do relator, deputado Átila Lira (PP-PI), que incluiu no projeto a taxação de produtos importados até 50 dólares.
O projeto, de autoria do Poder Executivo, é semelhante à Medida Provisória 1205/24, que expira no final deste mês. O relator destacou que o projeto proporcionará um novo cenário econômico de produtividade para setores que geram emprego e renda.
Veículos menos poluentes
O programa visa estimular empresas a investir em pesquisa e desenvolvimento de soluções alinhadas à descarbonização e tecnologias assistivas nos veículos, além de promover a instalação de postos de abastecimento de gás veicular.
Além disso, foram aprovadas emendas que estipulam regras para a exigência de uso de conteúdo local na exploração de petróleo e gás, concedem incentivos à produção de bicicletas e criam critérios para a concessão de créditos adicionais às empresas com projetos aprovados pelo programa.
Essa iniciativa tem como objetivo principal fomentar a inovação na indústria automotiva e promover a transição para veículos mais sustentáveis, alinhados com os objetivos de redução das emissões de gases do efeito estufa.
Efeito Estufa
Gás de efeito estufa é um tipo de gás presente na atmosfera terrestre que contribui para o fenômeno conhecido como efeito estufa. Esse fenômeno ocorre quando esses gases absorvem e reemitem parte da radiação infravermelha emitida pela superfície da Terra, retendo calor na atmosfera e causando o aumento da temperatura média do planeta, o que resulta no aquecimento global.
Os principais gases de efeito estufa incluem dióxido de carbono (CO2), metano (CH4), óxido nitroso (N2O) e vapor d’água. As atividades humanas, como queima de combustíveis fósseis, desmatamento e agricultura intensiva, têm aumentado significativamente as concentrações desses gases na atmosfera, contribuindo para as mudanças climáticas e seus impactos associados.
(Com Agência Câmara).

-
Mundo1 dia atrás
Não é Paris nem Nova York: cidade mais linda do mundo fica no Brasil
-
Finanças2 dias atrás
Não fique calado! 5 direitos que todo consumidor deve saber para não ser enganado
-
Bancos1 dia atrás
Dinheiro ‘desaparece’ das Caixinhas e clientes do Nubank exigem solução
-
Investimentos22 horas atrás
Governo aprova mudanças na tributação de investimentos; saiba como ficou
-
Agronegócio1 dia atrás
Abate de vacas e porcas gestantes é PROIBIDO pela Justiça
-
Finanças11 horas atrás
Baby boomers enfrentam pesadelo com aposentadoria, mas solução pode ser simples
-
Economia1 dia atrás
Saque FGTS calamidade liberado! Veja quem pode sacar até R$ 6.220 mil
-
MEI21 horas atrás
É MEI e ultrapassou o limite de faturamento? Aja rápido: saiba agora o que fazer