Economia
Carne, café e mais: veja alimentos que podem pesar no bolso com a inflação
Em 2025, a inflação dos alimentos no Brasil deve aumentar, com carnes e café liderando os preços.
O ano de 2025 já se desenha desafiador para os consumidores brasileiros, com uma tendência de alta nos preços de muitos alimentos.
Analistas de mercado apontam que commodities agropecuárias pressionarão a inflação, especialmente os produtos que compõem a cesta básica. Esse cenário de aumento preocupa tanto a população quanto o governo, que já enfrenta dificuldades para conter a inflação geral.
Conforme dados recentes do IBGE, citados em matéria do site ND Mais, a inflação do grupo Alimentação e Bebidas tem mostrado um movimento ascendente.
Em dezembro, o índice alcançou 1,47%, contribuindo significativamente para a taxa do IPCA-15. Essa tendência de alta não é inédita, já que uma situação semelhante foi observada em 2024.
Carnes, café e açúcar lideram aumento
O setor de proteínas, especialmente as carnes, deverá ser o principal responsável pela alta dos preços em 2025. O aumento significativo, estimado em 16,6%, será sentido no valor pago ao produtor.
Esse impacto será repassado aos consumidores, como destaca Gabriela Faria, da Tendências Consultoria, que falou ao ND Mais. Além disso, café e açúcar também devem contribuir para uma inflação elevada devido a limitações na produção.
As idas ao supermercado devem ficar ainda mais caras – Imagem: Shutterstock/reprodução
Grãos e commodities softs
Enquanto o mercado de grãos, como soja e milho, não prevê grandes variações de preço, as commodities softs, como o leite, devem sofrer uma pressão inflacionária intermediária.
O óleo de soja e as hortaliças também são monitorados de perto pelos analistas, considerando sua sensibilidade a mudanças climáticas.
Efeitos climáticos e câmbio
A seca histórica que afetou a produção de hortifrútis no ano passado continua sendo uma preocupação.
César de Castro Alves, do Itaú BBA, também citado na matéria do ND Mais, alerta para os efeitos das condições climáticas nos próximos meses.
Como bom exemplo disso, aponta-se que a produção de legumes e verduras pode pressionar a inflação caso ocorram perdas nas lavouras.
Impacto do câmbio
Além das condições climáticas, o câmbio desempenhará um papel crucial na inflação de alimentos em 2025. Caso o dólar permaneça acima de R$ 6, a pressão sobre os preços será intensificada, como explica José Carlos Hausknecht, da MB Agro, ao ND Mais.
A instabilidade fiscal também contribui para a incerteza no mercado e, com a expectativa de alta nos preços das commodities, a inflação segue como um ponto de atenção para os brasileiros em 2025.
O governo enfrentará desafios significativos para equilibrar as contas e controlar a inflação, o que pode afetar a política monetária do país. Esse cenário reforça a necessidade de monitoramento constante das condições climáticas e do câmbio para mitigar os impactos no custo de vida.
-
Loterias2 dias atrás
Mega da Virada: como ganhadores podem perder o prêmio milionário por desatenção
-
Política1 dia atrás
Quem vai concorrer à presidência do Brasil em 2026? O que se sabe até agora
-
Investimentos1 dia atrás
Vida na Itália: o que ninguém te conta sobre comprar casas de 1 euro
-
Agronegócio1 dia atrás
Elimine formigas do seu jardim com um simples ingrediente culinário
-
Saúde1 dia atrás
Praias brasileiras registram surtos de gastroenterite; autoridades fazem alerta
-
Saúde2 dias atrás
Feng Shui e decoração: conheça as plantas perfeitas para atrair harmonia na entrada do lar
-
Finanças2 dias atrás
Cashback e mais: 4 vantagens do cartão Nubank que talvez você não conheça
-
Agronegócio2 dias atrás
Figueira-lira conquista casas luxuosas e vira tendência entre ricos; veja como cuidar da sua