Conecte-se conosco

Economia

Cautela e ruídos políticos puxam Ibovespa para baixo

A Organização Mundial de Saúde (OMS) informou que os casos de Covid-19 passaram de 30 milhões em todo o mundo.

Publicado

em

A sexta-feira foi marcada pela cautela dos investidores internacionais com a falta de sinais claros dos bancos centrais sobre o ritmo da retomada econômica e sobre a disponibilidade em continuar injetando liquidez nos mercados. O Ibovespa refletiu esse cuidado de olho nos acontecimentos de Brasília. No fim do pregão, o índice doméstico registrou perda de 1,77%, aos 98.327 pontos pontos. Ao longo do dia, variou entre a mínima de 98.044 pontos e a máxima de 100.101 pontos.

Por aqui, o ministro da Economia, Paulo Guedes, mandou um recado para a sua equipe ao afirmar que não irá segurar ninguém que vazar informações sobre as ações que estão sendo realizadas. O recado veio após o presidente Jair Bolsonaro saber de informações sobre o Renda Brasil pelo jornais, e dar o “cartão vermelho” para quem voltasse a falar sobre o tema. Logo após as declarações, Guedes correu para avisar que o cartão não era para ele.

Do lado corporativo, Eletrobras obteve autorização para emitir “green bonds”, ou títulos verdes. Com isso, a companhia poderá financiar projetos de geração eólica. Em relatório, os analistas da Guide Investimentos avaliam a autorização como positiva, pois é a companhia será pioneira dentro do setor de eletricidade e gás nos mercados emergentes, além de ser uma vantagem competitiva . As ações da elétrica fecharam com recuo de 2,99%.

A Magazine Luiza informou que vai convocar Assembleia Geral Extraordinária (AGE) para propor o desdobramento de suas ações na proporção de 1 para 4, sem mudança de capital social. Os papéis reagiram positivamente e terminaram com ganho de 0,13%.

Os bancos fecharam em queda: Itaú (-2,66%), Bradesco (-2,23) e Banco do Brasil (-2,36%). Ontem, durante sua live semanal, Bolsonaro afirmou que Caixa, o Banco do Brasil e a Casa da Moeda não serão privatizados em seu governo. A afirmação preocupa os investidores, que já estavam frustrados com o ritmo de privatizações do governo.

As ações da Gol, Azul e CVC, que ao longo da semana tiveram dias de forte valorização com a possibilidade de abertura do turismo em alguns países, hoje recuaram com o aumento de casos de coronavírus no mundo. Gol (-4,87%) , Azul (-2,69%) e CVC (-3,25%)

A Organização Mundial de Saúde (OMS) informou que os casos de Covid-19 passaram de 30 milhões em todo o mundo. Hoje, o governo do Reino Unido anunciou que os moradores da área do noroeste da Inglaterra terão que adotar novas medidas para conter o avanço do Covid-19.

Nos EUA, o índice de do consumidor elaborado pela Universidade de Michigan subiu de 74,1% no mês passado para 78,9 em setembro, acima das expectativas do mercado.

O índice Dow Jones encerrou com declínio de 0,88%, aos 27.657 pontos e o Nasdaq com perda de 1,07%, aos 10.793 pontos.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS